Financiamento do Corredor do Lobito envolve Morais Leitão e VdA

A Morais Leitão e a ALC Advogados, que fazem parte da rede Morais Leitão Legal Circle em Angola, uniram esforços com a equipa da Clifford Chance de Washington para assessorar a US International Development Finance Corporation (DFC) e o Development Bank of South Africa (DBSA) na estruturação e negociação do financiamento do projeto do Corredor do Lobito. Este projeto, atribuído à Lobito Atlantic Railway, é suportado por um consórcio que inclui a Trafigura, Mota Engil e Vecturis.

O financiamento totaliza 753 milhões de dólares, um valor significativo que visa potenciar o comércio regional entre Angola, a República Democrática do Congo e a Zâmbia. O Corredor do Lobito é uma infraestrutura vital que visa aumentar a capacidade de transporte entre estes países, facilitando assim o fluxo de mercadorias e contribuindo para o desenvolvimento económico da região.

A operação de financiamento foi complexa e exigiu uma análise detalhada do enquadramento contratual e regulatório. A equipa da Morais Leitão e ALC foi composta por profissionais experientes, incluindo André de Sousa Vieira, Irina Neves Ferreira, Diana Ettner, Filipe Lowndes Marques, Frederico Távora Pedro e Carolina Nagy Correia, que lideraram a assessoria local ao projeto. O seu trabalho foi fundamental para apoiar a Clifford Chance na relação com os lenders DFC e DBSA.

Do lado do concessionário, a Vieira de Almeida e Prime Advogados colaboraram com a Latham & Watkins de Londres, reforçando a importância de uma assessoria jurídica robusta neste tipo de operações. O Corredor do Lobito não só representa uma oportunidade de investimento significativa, mas também um passo importante para a integração económica na região africana.

Leia também: O impacto do Corredor do Lobito no comércio regional.

Corredor do Lobito Nota: análise relacionada com Corredor do Lobito.

Leia também: Resultados financeiros: ações da Baker Hughes sobem com Big Tech

Leia também  FCT financia 17 projetos de investigação na Madeira e Açores

Fonte: ECO

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top