Bancos aumentam financiamento imobiliário, mas alertam para riscos

Luís Ribeiro, administrador do Novobanco, anunciou que os bancos aumentaram o financiamento imobiliário em 30%. Durante a Conferência “O Choque na Habitação”, realizada a 27 de janeiro, Ribeiro afirmou: “Temos liquidez, haja bons projetos que estamos aqui para os financiar”. No entanto, o banqueiro alertou para a incerteza que envolve os licenciamentos na habitação, que considera incompatível com o financiamento dos bancos.

Ribeiro explicou que a análise de riscos é fundamental para os bancos, que avaliam três principais áreas: execução, comercialização e licenciamento. “Em Portugal, nenhum banco tem condições de financiar licenciamentos que podem demorar demasiado tempo”, sublinhou. O papel dos bancos, segundo o administrador, deve ser o de “agentes clarificadores” que buscam soluções conjuntas com o mercado.

O painel “Como o mercado se prepara”, onde Ribeiro participou, contou também com a presença de Benedita César Machado, da Arrow Global, e Hugo Santos Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII). Durante o evento, Ribeiro destacou que o desalinhamento entre oferta e procura no mercado da habitação em Portugal poderia ter sido antecipado. “Era expectável o crescimento do turismo e a redução dos agregados familiares, que já acontecia há algumas décadas. Isso indicava que a procura estava presente e agora chegámos a uma fase em que não há oferta”, afirmou.

Em relação ao futuro do mercado da habitação, Ribeiro não prevê grandes oscilações até 2026. “A procura dos jovens por habitação tem sustentado o preço das casas, mesmo com a redução da procura por parte de estrangeiros. Por isso, os preços não devem sofrer grandes alterações, mesmo com um aumento de licenciamentos, que não terá impacto este ano”, explicou.

No final da sua intervenção, Luís Ribeiro enfatizou a importância de alinhar todos os agentes económicos e de investir na transparência da comunicação. “O investimento na habitação só aumenta com a confiança dos agentes económicos”, concluiu.

Leia também  Financiadores dos EUA alertam sobre erosão nos créditos

Leia também: O impacto do turismo no mercado imobiliário em Portugal.

financiamento imobiliário financiamento imobiliário financiamento imobiliário financiamento imobiliário Nota: análise relacionada com financiamento imobiliário.

Leia também: Desafios da habitação exigem mobilização de todos os agentes

Fonte: Sapo

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top