Os desafios da habitação em Portugal exigem a mobilização de todos os agentes do setor. Esta foi a mensagem central de Benedita César Machado, Chief Real Estate Sales, Marketing & Communications Officer da Arrow Global e CEO da plataforma From, durante a conferência “O Choque na Habitação”, organizada pelo Jornal Económico.
Benedita César Machado sublinhou que a solução para o desfasamento entre a oferta e a procura passa pela colaboração de todos os intervenientes. “Acreditamos que, através de soluções inovadoras, fazemos parte da solução. Estamos presentes em todos os segmentos do mercado, desde habitação a preços controlados até ao premium”, afirmou. A especialista destacou que a falta de vontade de investir não é o problema; o que falta é um ambiente de segurança e estabilidade, que permita aos investidores sentirem-se confiantes. “Se não houver clareza no quadro regulatório, os investidores desistem”, acrescentou.
Durante o painel “Como o mercado se prepara”, que contou também com a presença de Luís Ribeiro, administrador do Novobanco, e Hugo Santos Ferreira, Presidente da APPII, Benedita falou sobre o papel da Nexor. Esta empresa, dedicada à gestão e promoção de ativos imobiliários, foca-se em soluções de habitação acessível. Entre os seus serviços, destacam-se a identificação de oportunidades, análise de viabilidade técnico-financeira, gestão de projetos e definição de estratégias de marketing e vendas.
“A Nexor é um exemplo positivo de como todos podemos contribuir para a solução dos desafios da habitação. Neste momento, os agentes estão mais mobilizados do que nunca”, afirmou. A empresa, que já tem projetos em Gaia e Setúbal, está a consolidar a sua posição de liderança no mercado de habitação acessível, com várias iniciativas em desenvolvimento.
O futuro da habitação em Portugal depende, segundo Benedita César Machado, da criação de condições que permitam a todos os agentes cumprir a sua missão. “É fundamental que haja mais condições para investir, tanto por parte dos legisladores como do poder local, e que as empresas de construção se tornem mais eficientes. Assim, os promotores poderão focar-se em construir casas para todos”, concluiu.
A conferência “O Choque na Habitação” reuniu decisores políticos, especialistas do setor imobiliário, economistas, investidores e representantes do sistema financeiro, todos empenhados em analisar as causas da crise habitacional e discutir soluções concretas para o futuro.
Leia também: A importância da habitação acessível em Portugal.
desafios da habitação desafios da habitação desafios da habitação Nota: análise relacionada com desafios da habitação.
Leia também: Avaliação das casas em Portugal sobe 17% para 1.949 euros/m2
Fonte: Sapo





