Governo aprova aumentos salariais na Função Pública até 2029

O Governo português aprovou, em reunião do Conselho de Ministros, um conjunto de aumentos salariais para a Função Pública, bem como um incremento no subsídio de refeição. Esta decisão surge na sequência de um acordo plurianual assinado com as federações sindicais ligadas à UGT, nomeadamente a Fesap e o STE.

Para o ano em curso, o acordo estabelece um aumento salarial de 56,58 euros para os trabalhadores com ordenados até cerca de 2.600 euros. Para aqueles que recebem acima desse valor, a subida será de, no mínimo, 2,15%. Além disso, o subsídio de refeição passará de seis euros para 6,15 euros. É importante notar que a Frente Comum, que representa a CGTP, não fez parte deste entendimento.

Com estas alterações, a base remuneratória da Administração Pública, que é o salário mínimo do Estado, aumentará de 878,41 euros para 934,99 euros até 2026. Este aumento salarial é um passo significativo para a valorização dos trabalhadores da Função Pública.

O Governo também delineou um plano de atualizações salariais para o período de 2026 a 2029. A partir de 2027, os aumentos anuais serão de 60,52 euros para salários até cerca de 2.600 euros ou de 2,3% para os vencimentos superiores. Para garantir a proteção dos trabalhadores, foi incluída uma cláusula de salvaguarda que considera a inflação no início de cada processo de negociação anual.

Em 2029, espera-se que a base remuneratória atinja 1.117 euros, mais precisamente 1.116,55 euros. O subsídio de refeição, por sua vez, aumentará gradualmente, atingindo 6,60 euros por dia de trabalho até 2029. Este valor também servirá de referência para a isenção em IRS, uma vez que, em cartão, a isenção aplica-se a valores superiores a 70% do montante tabelado, ou seja, 11,22 euros em 2029.

Leia também  Trump sugere abate de aviões russos no espaço aéreo da NATO

Estas medidas visam não apenas melhorar as condições de vida dos trabalhadores da Função Pública, mas também assegurar um futuro mais estável e justo. Leia também: O impacto dos aumentos salariais na economia nacional.

aumentos salariais aumentos salariais aumentos salariais Nota: análise relacionada com aumentos salariais.

Leia também: Curso de Resseguro Avançado da APS em Fevereiro

Fonte: ECO

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top