Comissário europeu visita Marinha Grande após mau tempo

O comissário europeu da Energia e Habitação, Dan Joergensen, está hoje na Marinha Grande, no distrito de Leiria, para visitar as áreas afetadas pelo mau tempo. Acompanhado pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, a visita começa às 10:15 na Câmara Municipal da Marinha Grande e contará também com a presença da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

Esta visita surge na sequência da passagem da depressão Kristin, que deixou um rasto de destruição em várias regiões de Portugal continental, resultando em pelo menos cinco mortes, segundo a Proteção Civil. A Câmara da Marinha Grande reportou ainda uma outra vítima mortal no concelho, o que sublinha a gravidade da situação provocada pelo mau tempo.

Na quinta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou na rede social X que Dan Joergensen estaria em Portugal para colaborar com as autoridades locais na avaliação dos danos. Inicialmente, a visita estava focada em temas como o alojamento acessível e as interligações, mas agora inclui também a análise dos estragos causados pelo mau tempo.

Dan Joergensen afirmou, através da mesma plataforma, que a Comissão Europeia está pronta para prestar apoio e que mantém um “contacto estreito” com as autoridades portuguesas e com a Rede Europeia de Operadores de Redes de Transporte de Eletricidade. Esta colaboração é essencial, especialmente devido aos cortes de energia resultantes da tempestade.

Após a visita à Marinha Grande, António Leitão Amaro prosseguirá a sua agenda, deslocando-se às 12:30 ao Hospital de Leiria e, às 14:00, ao Hospital da Figueira da Foz. Às 16:00, estará em Meirinhas, no município de Pombal, para inspecionar as áreas afetadas no Parque Industrial.

Leia também  IGCP procura novos investidores para a dívida pública portuguesa

As consequências do mau tempo foram severas, incluindo quedas de árvores e estruturas, cortes e condicionamentos de estradas, interrupções nos serviços de transporte, fecho de escolas, e cortes de energia, água e comunicações. Leiria, Coimbra e Santarém foram os distritos mais afetados, com a Câmara Municipal de Leiria a contabilizar os danos.

Em resposta à gravidade da situação, o Governo decretou uma situação de calamidade que se estende desde as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de 1 de fevereiro, abrangendo cerca de 60 municípios, um número que poderá aumentar à medida que a avaliação dos danos avança.

Leia também: O impacto da depressão Kristin na economia local.

mau tempo Nota: análise relacionada com mau tempo.

Leia também: Seguro e Ventura: propostas para a presidência em sete temas

Fonte: Sapo

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top