A administração eleitoral anunciou a alteração dos locais de voto antecipado em mobilidade para o próximo domingo, 1 de fevereiro, em seis municípios. Esta decisão surge na sequência dos danos provocados pela depressão Kristin, afetando as localidades de Vieira do Minho, Alvaiázere, Leiria, Torres Vedras, Alcácer do Sal e Silves.
De acordo com uma nota divulgada no Portal do Eleitor pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), a mudança foi solicitada pelas câmaras municipais devido a “motivos de força maior”. Assim, os eleitores que se inscreveram para votar antecipadamente deverão estar atentos às novas localizações.
Em Vieira do Minho, no distrito de Braga, o novo local de votação será a sede da Junta de Freguesia de Vieira do Minho, também conhecida como Antiga Casa do Povo. Já em Alvaiázere, os eleitores deverão dirigir-se ao quartel dos bombeiros voluntários para exercer o seu direito de voto.
No município de Leiria, a votação antecipada será realizada na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, enquanto em Torres Vedras, o local de votação muda para o Edifício da Câmara Municipal. Em Alcácer do Sal, os eleitores vão votar na sede da junta de freguesia de Alcácer do Sal (Santiago) e, por fim, em Silves, a votação ocorrerá no edifício das piscinas municipais.
É importante lembrar que a votação antecipada é destinada aos eleitores recenseados em Portugal que se inscreveram para votar neste dia. As inscrições decorreram entre 25 e 29 de janeiro, e cada município terá pelo menos uma mesa de voto disponível, conforme indicado no Portal do Eleitor.
Os eleitores devem apresentar um documento de identificação civil e indicar a freguesia onde estão recenseados. Após a votação, receberão um duplicado da vinheta de segurança como comprovativo do exercício do direito de voto. Para aqueles que não conseguirem votar no dia 1 de fevereiro, existe a possibilidade de o fazer a 8 de fevereiro na assembleia ou secção de voto correspondente ao seu recenseamento.
É relevante notar que os eleitores que estão inscritos no recenseamento eleitoral português no estrangeiro não têm a opção de votar antecipadamente, uma vez que esta modalidade é exclusiva para quem se encontra em território nacional. Para os eleitores que se encontram presos ou internados em hospitais e que se inscreveram para o voto antecipado, o ato eleitoral ocorrerá entre 2 e 3 de fevereiro, com a presença do Presidente da Câmara Municipal ou de um representante para recolher os votos.
Na segunda volta das eleições presidenciais, os eleitores poderão escolher entre António José Seguro e André Ventura, os dois candidatos mais votados na primeira volta, realizada a 18 de janeiro.
Leia também: A importância do voto nas eleições presidenciais.
voto antecipado voto antecipado voto antecipado Nota: análise relacionada com voto antecipado.
Leia também: Alteração de locais de voto antecipado em seis municípios
Fonte: Sapo





