As ações nos Estados Unidos fecharam em alta na segunda-feira, com o Dow Jones a ganhar 1% e o S&P 500 e o Nasdaq a registarem aumentos superiores a meio por cento. Este desempenho positivo foi impulsionado principalmente pelos ganhos dos fabricantes de chips, enquanto as pequenas empresas também se destacaram, com o índice Russell 2000 a subir cerca de 1%. Até agora, em 2026, o índice das pequenas empresas tem superado significativamente o S&P 500 e o Nasdaq.
Jason Browne, presidente da Alexis Investment Partners, comentou que a diversificação do mercado é uma tendência que deverá continuar. “Todos sabem que muitas das ações ligadas à inteligência artificial têm tido um bom desempenho. O ouro também teve um desempenho notável no ano passado e no início deste ano. Assim, é natural que os investidores queiram diversificar e explorar outras oportunidades, especialmente em dias de queda, como na sexta-feira passada”, afirmou Browne. Ele acredita que esta movimentação reflete uma economia e um mercado resilientes.
Entre os grandes vencedores da tecnologia, a Palantir Technologies registou um aumento superior a 7% nas negociações após o fecho do mercado, depois de a empresa de análise de dados ter anunciado uma previsão de crescimento acentuado nas vendas este ano, em parte devido a contratos governamentais. Os fabricantes de chips, que beneficiam da crescente procura por componentes relacionados com a inteligência artificial, também tiveram um desempenho positivo. A SanDisk, por exemplo, viu as suas ações dispararem quase 15,5%, prolongando os ganhos da semana anterior, quando a empresa de armazenamento de dados previu lucros e vendas acima das estimativas de Wall Street.
Além disso, as ações da Advanced Micro Devices subiram 4%, enquanto a Micron Technology registou um aumento de 5,5%. Por outro lado, as ações da Walt Disney caíram quase 7,5%, apesar de ter apresentado resultados trimestrais superiores às expectativas de Wall Street. A empresa alertou para uma diminuição no número de visitantes internacionais nos seus parques temáticos nos EUA e uma queda nos lucros nas suas divisões de televisão e cinema.
Leia também: O impacto da inteligência artificial nas ações tecnológicas.
ações EUA ações EUA ações EUA ações EUA ações EUA Nota: análise relacionada com ações EUA.
Leia também: Trade Desk: Vale a pena investir após queda de 68%?
Fonte: Yahoo Finance





