O Banco Português de Fomento (BPF) anunciou o lançamento de duas novas linhas de apoio às empresas afetadas pela depressão Kristin. Com um total de 1,5 mil milhões de euros em garantias, este apoio será disponibilizado através da banca comercial, visando a recuperação das empresas que enfrentaram dificuldades.
A primeira linha, designada Linha Investimento, destina-se a apoiar a reconstrução de instalações, equipamentos e infraestruturas danificadas. Com um montante de mil milhões de euros, as empresas poderão converter 10% do apoio em fundo perdido após três anos, desde que mantenham a sua atividade e o número de postos de trabalho. Gonçalo Regalado, CEO do BPF, afirmou que os apoios poderão estar disponíveis nas contas das empresas já na próxima semana.
Os detalhes da Linha Investimento incluem um financiamento que pode cobrir até 100% dos danos, com um prazo de até 10 anos e uma carência de até 36 meses para o capital e juros. A garantia pública do BPF varia entre 70% e 80%, dependendo da dimensão da empresa, e não há comissões associadas ao processo. O spread máximo é de 0,5%.
A segunda linha, chamada Linha Tesouraria, destina-se a apoiar as necessidades imediatas de liquidez. Com um montante de 500 milhões de euros, o financiamento pode chegar até 100 mil euros para microempresas, 500 mil euros para pequenas empresas, 1,5 milhões para médias empresas e 2,5 milhões para grandes empresas. Esta linha também oferece um prazo de até 5 anos e uma carência de até 12 meses.
Para ser elegíveis para estes financiamentos, as empresas devem estar localizadas em concelhos afetados pela calamidade. Gonçalo Regalado estima que cerca de 120 mil empresas possam beneficiar deste apoio, embora o número possa ser superior, uma vez que empresas com unidades fabris em concelhos afetados também podem candidatar-se, independentemente da sua sede.
É importante notar que os fornecedores das empresas afetadas não são elegíveis para estas linhas de apoio, mas o BPF disponibiliza outras opções, como linhas de apoio à exportação, que podem ser acessadas por esses fornecedores.
Embora as novas linhas de apoio à reconstrução garantam até 80% de cada operação de financiamento, o BPF estabeleceu um limite de perdas globais de 20% por banco. Esta medida visa proteger a sustentabilidade do sistema financeiro enquanto apoia a recuperação das empresas.
Leia também: O impacto da depressão Kristin na economia nacional.
apoio à reconstrução apoio à reconstrução apoio à reconstrução apoio à reconstrução Nota: análise relacionada com apoio à reconstrução.
Leia também: Exército mobiliza 1.200 militares para apoiar populações afetadas
Fonte: ECO





