Mudança na TAP: CFO Gonçalo Pires sai e Renato Inácio assume

A TAP anunciou uma mudança significativa na sua administração financeira, com a saída de Gonçalo Pires do cargo de CFO, no momento em que a companhia se encontra em processo de privatização. Pires, que ocupava a posição desde 2021, apresentou a sua renúncia ao presidente do Conselho de Administração, Carlos Oliveira, no passado dia 31 de janeiro. A partir de 3 de fevereiro de 2026, Renato Inácio, que até agora era diretor sénior de Finanças Corporativas e Risco, assume a função de administrador financeiro.

A transportadora aérea justifica a saída de Gonçalo Pires como o encerramento de um ciclo importante, que incluiu a reestruturação da empresa. Segundo o comunicado da TAP, “um dos principais objetivos do seu mandato foi a preparação e implementação do plano de recuperação da TAP, aprovado pela Comissão Europeia em dezembro de 2021 e com um horizonte de execução até dezembro de 2025”. Com a conclusão deste ciclo, Pires irá dedicar-se a novos desafios profissionais.

Renato Inácio, o novo CFO da TAP, traz consigo uma vasta experiência no setor financeiro. Antes de se juntar à TAP, trabalhou na Deloitte, onde foi sócio de Financial Advisory Services até 2017, e posteriormente em várias empresas de private equity. Além da sua experiência profissional, Inácio é também docente convidado no ISEG/Universidade de Lisboa, o que reforça o seu perfil académico e profissional.

A mudança na liderança financeira da TAP ocorre num momento crítico, uma vez que a companhia está a privatizar 49,9% do seu capital e está na fase de apresentação de propostas não vinculativas. A entrada de Renato Inácio no cargo de CFO poderá trazer uma nova visão e estratégia para a gestão financeira da empresa durante este processo de privatização.

Leia também  Santander Portugal abre quinto Work Café em Lisboa

A TAP, que tem enfrentado desafios financeiros nos últimos anos, espera que a nova liderança ajude a consolidar a sua recuperação e a atrair investidores durante a privatização. A saída de Gonçalo Pires e a entrada de Renato Inácio são, assim, passos importantes para o futuro da companhia.

Leia também: O impacto da privatização da TAP no mercado aéreo nacional.

CFO TAP CFO TAP CFO TAP CFO TAP CFO TAP Nota: análise relacionada com CFO TAP.

Leia também: Investir em ExxonMobil: $3,000 para Rendimento Passivo

Fonte: ECO

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top