Autoeuropa suspende produção noturna devido a falta de peças

A Autoeuropa, unidade da Volkswagen localizada em Palmela, anunciou a interrupção da produção nos turnos da noite de quarta a sexta-feira, devido à escassez de componentes provocada por problemas de abastecimento relacionados com o mau tempo. Esta situação teve um impacto direto no calendário do referendo ao pré-acordo laboral, que inicialmente estava agendado para hoje e para sexta-feira.

De acordo com a Comissão de Trabalhadores (CT), os dias de não produção, conhecidos como ‘downdays’, afetaram o turno D, levando à necessidade de ajustar as datas da votação para garantir a participação de todos os trabalhadores. Assim, o referendo foi remarcado para os dias 6 e 9 de fevereiro, de forma a assegurar que todos os quatro turnos possam votar.

A CT sublinha que a alteração das datas não comprometerá, caso o pré-acordo seja aprovado, os acertos retroativos, a atualização das tabelas salariais ou o pagamento do prémio único de 500 euros, que está previsto para fevereiro. As urnas para a votação encerram às 22:00 de segunda-feira, e os resultados deverão ser divulgados pouco depois.

O pré-acordo laboral, que foi alcançado entre a CT e a administração da Volkswagen Autoeuropa, terá vigência até junho de 2027 e inclui aumentos salariais, com um mínimo garantido de 100 euros. Especificamente, está previsto um aumento de 2,8% já este mês e um adicional de 2,5% em outubro, ambos com um mínimo garantido de 50 euros.

Além disso, o acordo inclui um prémio único de 500 euros, que será pago após a assinatura do acordo, caso os trabalhadores o aprovem. Também está prevista a atribuição de um prémio de assiduidade de 50 euros mensais entre janeiro e junho de 2027, com um alargamento das exceções em relação ao modelo anterior, abrangendo situações de doença e compromissos legais.

Leia também  Agenda económica: eventos essenciais para esta terça-feira

Outras medidas do pré-acordo incluem a majoração do prémio de objetivos até 150% nos anos de 2026 e 2027, bem como a implementação de um novo modelo de turnos a partir de junho de 2026, que dependerá da aprovação dos trabalhadores em referendo a realizar até março. A CT destaca ainda o aumento do subsídio de refeição para cinco euros e a garantia de pagamento integral do salário em caso de recurso ao ‘lay-off’.

Leia também: O impacto do mau tempo na indústria automóvel em Portugal.

Autoeuropa Autoeuropa Autoeuropa Nota: análise relacionada com Autoeuropa.

Leia também: Hotel Grand Emperor de Macau vende ouro por 10,8 milhões de euros

Fonte: Sapo

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top