A Natstone, uma empresa portuguesa dedicada à transformação de pedra natural e produção de peças ornamentais, anunciou a entrada da ActiveCap – Capital Partners no seu capital, através do Fundo ActiveCap II – Portuguese Growth Fund. O valor do investimento não foi revelado.
Com esta entrada, a ActiveCap, uma sociedade de capital de risco, diversifica o seu portfólio, apostando numa empresa que se destaca na extração e transformação de pedras naturais e rochas ornamentais, com sede no Alentejo. A Natstone tem vindo a investir na modernização tecnológica e na ampliação da sua capacidade produtiva, com o objetivo de consolidar a sua presença em mercados internacionais.
Este investimento está alinhado com a estratégia da ActiveCap, que visa apoiar pequenas e médias empresas (PME) portuguesas com forte orientação para a exportação e potencial de crescimento global. Fundada em 1954 e atualmente gerida pela terceira geração da família, a Natstone exporta cerca de 80% da sua produção para países como França, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos. Este novo investimento será crucial para alavancar a sua estratégia de expansão e modernização.
O plano estratégico da Natstone foca-se no reforço da presença em mercados internacionais com elevado potencial, na diversificação da gama de produtos e na identificação de oportunidades de consolidação setorial, tanto em Portugal como no exterior. “Assente em pilares de design, funcionalidade e sustentabilidade, a Natstone pretende continuar a investir na sua unidade industrial tecnologicamente evoluída para garantir uma resposta ágil às tendências de arquitetura e construção”, afirma a empresa.
Isidro Santos, CEO da Natstone, destaca que o apoio da ActiveCap é fundamental para garantir o futuro da organização, com um foco na excelência produtiva e na inovação, frequentemente desenvolvida em colaboração com o sistema científico nacional. Filipa Leal da Costa, da ActiveCap, sublinha a maturidade da equipa e a qualidade da pedra natural portuguesa como fatores decisivos para este investimento, que visa tornar a Natstone uma referência ainda mais robusta em projetos de elevado valor acrescentado.
A ActiveCap tem vindo a reforçar o seu portfólio com outros investimentos recentes, incluindo 8,2 milhões de euros na Ozo Living, em setembro de 2025, para potenciar a exportação de mobiliário de design, e um investimento na PMH, uma empresa de dispositivos médicos que exporta cerca de 70% da sua produção, em janeiro de 2026. Além disso, participou numa ronda de investimento de aproximadamente 2 milhões de euros na KeyInvoice (T&T) para acelerar a inovação e a expansão de serviços de software.
Leia também: O impacto da exportação na economia portuguesa.
ActiveCap Natstone ActiveCap Natstone ActiveCap Natstone ActiveCap Natstone ActiveCap Natstone Nota: análise relacionada com ActiveCap Natstone.
Leia também: CD&R Investe Mais 63 Milhões na Resideo Technologies
Fonte: Sapo





