Maioria dos migrantes detidos nos EUA não tem antecedentes criminais

Um recente relatório do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos revela que cerca de 86% dos migrantes detidos pelo Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE) no primeiro ano da administração de Donald Trump não tinham antecedentes criminais. Este dado, divulgado pela CBS News, destaca a situação de quase 400 mil migrantes detidos entre 21 de janeiro de 2025 e 31 de janeiro de 2026.

O estudo indica que menos de 14% dos detidos tinham algum tipo de registo criminal ou foram acusados de crimes violentos. Notavelmente, quase quatro em cada dez migrantes detidos não apresentavam qualquer historial criminal, sendo que muitos enfrentavam apenas infrações civis relacionadas com a imigração, como a permanência ilegal no país ou a ultrapassagem do prazo de estadia autorizado.

Embora 60% dos migrantes detidos tivessem algum tipo de registo criminal, a maioria das acusações não se relacionava com crimes violentos. Apenas uma pequena fração, menos de 2%, enfrentava acusações de homicídio ou agressão sexual, e cerca de 2% estavam associados a alegadas ligações a gangues.

Os números de detenções pelo ICE durante o primeiro ano da presidência de Trump superaram em mais de três vezes as cerca de 113 mil detenções registadas em 2024, último ano completo da administração de Joe Biden. Contudo, a percentagem de migrantes detidos com antecedentes criminais caiu de 72% para 60%.

Estudos complementares da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, revelaram que a detenção de imigrantes latinos sem antecedentes criminais aumentou seis vezes desde o início do segundo mandato de Trump. Entre fevereiro e setembro de 2025, uma média mensal de 6.000 imigrantes latinos sem antecedentes criminais foi detida, em comparação com cerca de 900 por mês no mesmo período de 2024.

Leia também  Recuperação rápida das ações após declarações de Trump

Em resposta às informações divulgadas, Tricia McLaughlin, secretária adjunta da Segurança Interna dos EUA, afirmou que crimes como tráfico de droga, distribuição de pornografia infantil, roubo, fraude, condução sob influência de substâncias, tráfico de pessoas e aliciamento de menores são classificados como não violentos. McLaughlin acrescentou que cerca de 70% dos imigrantes ilegais com antecedentes criminais detidos atualmente têm acusações pendentes ou condenações anteriores.

Leia também: O impacto das políticas de imigração nos Estados Unidos.

Leia também: Nordea Asset Management é a Melhor Gestora de Ativos em ESG

Fonte: Sapo

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top