A plataforma de comunicação Discord, popular entre gamers, anunciou a introdução de um sistema de reconhecimento facial para verificar a idade dos seus utilizadores. Esta medida, que será aplicada por defeito em todas as contas, visa aumentar a proteção dos jovens internautas. Aqueles que desejarem remover as restrições de idade terão de passar por este processo de verificação.
O reconhecimento facial no Discord foi inicialmente implementado em 2025 no Reino Unido e na Austrália, em resposta a legislações mais rigorosas que exigem um controle mais apertado sobre o acesso de menores às redes sociais. De acordo com a política da plataforma, os utilizadores com menos de 13 anos não poderão criar contas.
Para determinar a idade real de um utilizador, o Discord utiliza um modelo de inteligência artificial. Este sistema pode, em alguns casos, eliminar as restrições de idade sem necessidade de verificação adicional, caso a IA conclua que o utilizador é maior de idade. No entanto, se houver alguma dúvida, a plataforma poderá solicitar um vídeo selfie ou uma cópia do documento de identidade do utilizador.
O Discord assegura que, no caso do vídeo, este não será armazenado em servidores externos, permanecendo apenas no dispositivo do utilizador. Além disso, a imagem do documento de identidade será eliminada imediatamente após a verificação, garantindo a privacidade dos dados.
Esta iniciativa surge num contexto de crescente pressão por parte de governos e autoridades em vários países para regular o uso das redes sociais entre os jovens. Em Portugal, por exemplo, o PSD apresentou recentemente um projeto no parlamento que visa restringir o acesso a redes sociais e plataformas digitais para menores de 16 anos, permitindo o acesso apenas com o consentimento dos pais ou representantes legais.
Criado em 2015, o Discord tornou-se um espaço essencial para a comunicação entre jogadores, oferecendo funcionalidades como chamadas de áudio e vídeo, mensagens de texto e partilha de conteúdos. Com esta nova medida de reconhecimento facial, a plataforma procura não só cumprir as exigências legais, mas também proporcionar um ambiente mais seguro para os seus utilizadores mais jovens.
Leia também: Como os países estão a redesenhar o acesso às redes sociais.
reconhecimento facial reconhecimento facial Nota: análise relacionada com reconhecimento facial.
Leia também: Ações da Harley-Davidson caem e recuperam após resultados financeiros
Fonte: ECO





