O Grupo Pestana Pousadas anunciou um novo acordo com os sindicatos do setor, que resulta num aumento salarial médio de 5,16% para este ano. Este acordo, celebrado com a Fesaht – Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal, garante que todas as categorias profissionais terão uma valorização superior a 4,7%.
Este aumento salarial é significativo, pois representa uma melhoria real do poder de compra dos colaboradores, superando o índice de inflação. O Grupo Pestana Pousadas destaca que, nos últimos anos, o salário médio dos seus trabalhadores teve um aumento superior a 20%, alinhando-se com os objetivos do Acordo de Concertação Social.
Além do aumento salarial, a empresa informou que, entre 2022 e 2025, distribuiu mais de 2,5 milhões de euros em prémios de desempenho, abrangendo uma parte significativa dos colaboradores. De acordo com a empresa, em alguns anos, mais de 93% dos seus trabalhadores beneficiaram destes prémios.
Desde 2005, o Grupo Pestana Pousadas mantém um Acordo de Empresa com a Fesaht, que foi atualizado pela última vez em 2018. Este novo acordo representa já a sétima revisão anual da tabela salarial, demonstrando o compromisso da empresa em valorizar os seus colaboradores.
O aumento salarial não só melhora as condições de vida dos trabalhadores, mas também reflete uma estratégia de retenção de talentos num setor que enfrenta desafios constantes. A valorização dos colaboradores é vista como uma prioridade para o Grupo Pestana Pousadas, que continua a investir no bem-estar da sua equipa.
Leia também: O impacto das atualizações salariais no setor da hotelaria em Portugal.
aumento salarial Nota: análise relacionada com aumento salarial.
Leia também: REN emite 300 milhões em obrigações verdes para sustentabilidade
Fonte: ECO





