Fernando Ulrich junta-se ao conselho estratégico do Banco de Fomento

Fernando Ulrich, chairman do BPI, foi convidado a fazer parte do novo conselho estratégico do Banco Português de Fomento (BPF) e aceitou o convite, conforme apurou o Jornal Económico. Ulrich confirmou a sua adesão, embora tenha sublinhado que a sua entrada está sujeita às autorizações dos reguladores.

A responsabilidade pela seleção dos membros deste órgão consultivo recai sobre o Ministério da Economia, embora alguns convites estejam a ser feitos diretamente por Nuno Amado, presidente do conselho. O BPF espera apresentar a nova composição do Conselho Estratégico até ao final de fevereiro.

Para fazer parte deste conselho, é necessário que os membros não sejam administradores executivos de bancos comerciais, a fim de evitar conflitos de concorrência. Gonçalo Regalado, CEO do BPF, expressou a intenção de reunir uma equipa com vasta experiência e conhecimento no setor financeiro. “Vamos juntar a experiência, o conhecimento, o saber fazer da finança, da banca, de gente com provas dadas”, afirmou Regalado em entrevista.

Fernando Ulrich, que preside ao BPI desde abril de 2017, é um dos poucos banqueiros em Portugal que se encaixa no perfil desejado pelo BPF, que procura administradores não executivos com experiência comprovada. Além de Ulrich, Nuno Amado também se destaca como um dos poucos que preenche esses requisitos.

Recorde-se que Nuno Amado foi escolhido para liderar o novo conselho consultivo do Banco de Fomento, e atualmente estão a ser identificados novos membros. Gonçalo Regalado já adiantou que o novo conselho será constituído por profissionais de banca e alta finança com uma visão global, além de empresários de renome.

Os estatutos do BPF estabelecem que a escolha dos membros do conselho estratégico é feita pelo conselho de administração do banco, pelo ministro de Estado e das Finanças, e pelo ministro da Economia. Regalado destacou a importância da cooperação entre as várias partes envolvidas, embora tenha evitado avançar com nomes específicos.

Leia também  BCE propõe simplificação das regras bancárias sem alívio nas exigências

Uma das novidades deste órgão é a inclusão de membros internacionais, ligados a bancos promocionais de outros países. Embora não tenham sido identificados os membros específicos, destacam-se instituições como o KFW da Alemanha, o ICO em Espanha, e o BNDES do Brasil.

Gonçalo Regalado revelou que o objetivo do conselho estratégico é trazer as melhores práticas internacionais para Portugal. “Queremos um conselho que tenha pessoas experientes com carreiras feitas”, disse. Além de banqueiros, o conselho incluirá também empresários e jovens empreendedores, refletindo a visão do banco sobre a importância dos ecossistemas de inovação.

O conselho consultivo do BPF é um órgão de consulta estratégica, não remunerado, composto por 10 a 20 membros independentes. Entre os atuais membros estão figuras proeminentes do setor, como Vítor Bento e João Moreira Rato.

Leia também: O impacto das novas lideranças no setor bancário em Portugal.

Banco de Fomento Banco de Fomento Banco de Fomento Banco de Fomento Nota: análise relacionada com Banco de Fomento.

Leia também: REIT Getty Realty oferece rendimento elevado de 6,2%

Fonte: Sapo

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top