Vender energia em Portugal: é possível e como fazê-lo?

Muitos portugueses que investem em Unidades de Produção para Autoconsumo têm como principal objetivo produzir energia para o seu próprio consumo. Contudo, a realidade é que, em média, apenas 30% a 37% da energia gerada é utilizada, enquanto o restante é, sem qualquer compensação, entregue à rede elétrica. Assim, surge a questão: será possível vender energia e obter algum retorno financeiro?

O consumo de energia elétrica proveniente das Unidades de Produção para Autoconsumo varia ao longo do dia, influenciado pela hora, pelo número de pessoas em casa e pelos equipamentos em uso. Além disso, as estações do ano também desempenham um papel importante. Esta variação resulta num desfasamento entre a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos e a energia efetivamente necessária. Quando a produção é inferior ao consumo, os consumidores recorrem à rede elétrica. Por outro lado, quando há um excedente de energia, este pode ser vendido à Rede Elétrica de Serviço Público (RESP).

Para que um consumidor individual possa vender energia elétrica, é necessário que cumpra a legislação relativa às Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC). As regras são as seguintes:

– Para uma potência instalada igual ou inferior a 700 W, não é necessário controlo prévio, desde que não haja injeção de excedente na RESP.
– Para potências superiores a 700 W e até 30 kW, é necessária uma comunicação prévia.
– Para potências superiores a 30 kW e até 1 MW, é preciso registo prévio e um certificado de exploração.
– Para potências superiores a 1 MW, é obrigatória a obtenção de uma licença de produção e exploração.

Mas compensa realmente vender a energia produzida? Vamos a um exemplo prático. Suponha que consegue injetar 10 kWh de energia elétrica na rede diariamente, com um valor fixo de 0,045€ por kWh (este valor pode variar conforme a empresa). Ao longo de um ano, isso resultaria em um ganho de aproximadamente 164,25€.

Leia também  IL defende “cultura de dados” no Estado para decisões políticas

Se está a considerar esta opção, não hesite em procurar mais informações. A DECO MADEIRA está disponível para ajudar através do telefone 968 800 489 ou 291 146 520, e pelo email deco.madeira@deco.pt. Para mais dicas sobre energia e consumo, leia também: “Como otimizar o uso da energia em casa”.

vender energia vender energia vender energia Nota: análise relacionada com vender energia.

Leia também: Mau tempo suspende comboios Porto-Lisboa e provoca cheias em Coimbra

Fonte: Sapo

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top