Chega propõe comissão para verificar nomeações na administração pública

O presidente do Chega, André Ventura, anunciou que o partido irá propor no parlamento a criação de uma “comissão de acompanhamento e verificação” das nomeações na administração pública. Esta iniciativa visa analisar não apenas as escolhas passadas, mas também acompanhar as futuras nomeações.

Em declarações aos jornalistas em Arruda dos Vinhos, Ventura afirmou que a proposta surge na sequência das declarações do ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, que acusou alguns governantes de manipularem concursos para altos cargos na administração pública. Segundo Passos Coelho, muitos candidatos já sabem que as decisões estão tomadas antes mesmo dos concursos serem realizados. “Estas palavras têm que ser levadas a sério”, sublinhou Ventura, defendendo que o parlamento deve investigar as nomeações.

O líder do Chega enfatizou a importância de averiguar se existiram “conluios prévios” e se os concursos são meramente uma fachada. “A viciação de concursos é um crime e deve ser investigada”, afirmou, reiterando que a comissão deve focar principalmente nos últimos anos, mas sem descartar a possibilidade de incluir o período em que Passos Coelho esteve no governo.

Ventura também comentou o recente anúncio do primeiro-ministro sobre um Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinado a ajudar o país a recuperar das consequências do mau tempo. O líder do Chega mostrou-se cético em relação a este plano, afirmando que o governo tem feito muitos anúncios que não se concretizam. “Prefiro esperar para ver”, disse, referindo-se à demora na entrega de apoios relacionados a incêndios ocorridos anteriormente.

O deputado pediu uma gestão uniforme dos apoios, para que a ajuda chegue a todos, independentemente da proximidade política das autarquias. Durante a sua visita a Arruda dos Vinhos, Ventura observou os danos causados pelo mau tempo, incluindo uma estrada que colapsou, e entregou mantas aos Bombeiros Voluntários locais.

Leia também  Ações da PayPal disparam 14% após acordo com a OpenAI

A proposta do Chega para a criação de uma comissão de acompanhamento e verificação das nomeações na administração pública é um passo significativo para promover a transparência e a justiça nos processos de seleção. A sociedade civil e os cidadãos devem estar atentos a esta iniciativa, que poderá ter um impacto relevante na forma como as nomeações são realizadas no futuro.

Leia também: O papel da transparência na administração pública.

nomeações administração pública nomeações administração pública nomeações administração pública nomeações administração pública nomeações administração pública Nota: análise relacionada com nomeações administração pública.

Leia também: Cooperação entre África e Itália promete novas oportunidades

Fonte: ECO

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top