O presidente do Brasil, Lula da Silva, anunciou a criação do programa “Gás do Povo”, que visa fornecer gás gratuito a famílias em situação de vulnerabilidade. Esta iniciativa, que promete beneficiar cerca de 50 milhões de pessoas, tem como principal objetivo combater a pobreza energética, uma realidade que afeta muitas famílias de baixos recursos.
O programa destina-se a indivíduos inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para serem elegíveis, os requerentes devem comprovar que o rendimento por pessoa não ultrapassa metade do salário mínimo. Esta medida foi divulgada pela Presidência brasileira, através de um comunicado da Agência Brasil.
A implementação do “Gás do Povo” envolverá a colaboração dos ministérios de Minas e Energia, assim como do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Além disso, a Caixa Económica Federal, uma entidade financeira pública, também fará parte do processo. O governo brasileiro já anunciou a criação de 10 mil pontos de venda em menos de dois meses, com um em cada seis revendedores de gás liquefeito de petróleo (GLP) do país a aderir à iniciativa.
O Executivo espera que o programa, formalizado pela Lei n.º 15.348, esteja plenamente operacional até março. Estima-se que aproximadamente 15 milhões de famílias que cumpram os requisitos possam beneficiar-se deste gás gratuito. Para aceder ao programa, é necessário que as famílias sejam beneficiárias do ‘Bolsa Família’ e que tenham pelo menos dois membros. Além disso, é fundamental que o cadastro no CadÚnico esteja atualizado nos últimos 24 meses.
Esta medida é um passo importante para garantir que as famílias mais necessitadas tenham acesso a um recurso essencial como o gás, que é fundamental para a preparação de alimentos e para o conforto diário. O governo brasileiro acredita que o “Gás do Povo” será um alívio significativo para muitas famílias que lutam para fazer face às suas despesas mensais.
Leia também: O impacto da pobreza energética nas famílias brasileiras.
gás gratuito gás gratuito gás gratuito Nota: análise relacionada com gás gratuito.
Leia também: Menos Burocracia e Mais Crescimento para a Economia Europeia
Fonte: Sapo





