A diretora dos Serviços de Turismo de Macau, Maria Helena de Senna Fernandes, anunciou que Portugal será uma das principais prioridades da região para atrair mais turistas estrangeiros. Esta afirmação foi feita durante uma mensagem transmitida pela TDM – Teledifusão de Macau, no início do Ano Lunar do Cavalo de Fogo.
Senna Fernandes destacou que, para este ano, Macau está a concentrar esforços em mercados europeus, com ênfase em Portugal e Espanha. Além disso, a dirigente mencionou a intenção de explorar o Sudeste Asiático, o Nordeste da Ásia, que inclui países como Japão e Mongólia, e também os mercados emergentes no Médio Oriente e na Ásia Central.
As previsões para o turismo em Macau são otimistas. A diretora espera que a região receba cerca de 41 milhões de visitantes em 2026, um aumento significativo em relação aos 40,1 milhões registados no ano passado, que já representou um novo máximo histórico. A maioria dos turistas que visitaram Macau em 2024 veio da China continental ou de Hong Kong, mas a região registou também um aumento de 13,7% no número de visitantes internacionais, totalizando 2,76 milhões.
Para potenciar o turismo em Macau, a diretora recordou a recente extensão da política de isenção de vistos de trânsito por 10 dias, que abrange a Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau e a zona económica especial de Hengqin. Esta mudança visa facilitar a criação de pacotes turísticos em colaboração com Hong Kong e outras cidades da China continental, com o objetivo de atrair um maior número de visitantes internacionais.
A Direção dos Serviços de Turismo de Macau também confirmou a sua presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre entre 25 de fevereiro e 1 de março, após um ano de ausência. Durante este evento, Macau irá promover campanhas direcionadas a agências de viagens em várias cidades portuguesas, incluindo Viseu, Porto, Braga, Coimbra e Lisboa, entre 9 e 13 de fevereiro.
Embora Macau não tenha participado na BTL do ano anterior, a DST reafirmou que Portugal continua a ser um mercado prioritário. Em dezembro, a região recebeu o 50.º congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que contou com a presença de mais de mil profissionais do setor, um número recorde. Durante o congresso, Macau foi novamente escolhida como Destino Preferido da APAVT para 2026, destacando a sua importância para os operadores turísticos europeus.
Recentemente, Macau também participou na Feira Internacional de Turismo de Espanha (FITUR), onde estabeleceu um pavilhão dedicado à região, com o intuito de atrair mais visitantes internacionais, incluindo os provenientes da Europa. Além disso, a região firmou uma parceria com a operadora turística Ávoris, que atua em Espanha e Portugal, para desenvolver novos produtos turísticos que integrem o interior da China e Macau.
Leia também: O impacto do turismo em Macau na economia local.
turismo em Macau turismo em Macau Nota: análise relacionada com turismo em Macau.
Leia também: Grupo Vila Galé encerra hotéis em Cuba devido à crise energética
Fonte: Sapo





