Seis distritos do litoral norte e centro de Portugal estarão sob aviso amarelo na próxima quarta-feira, devido à previsão de agitação marítima, conforme anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O alerta, que se estende entre as 21:00 de quarta-feira e as 12:00 de quinta-feira, abrange os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.
O IPMA prevê que as ondas de noroeste possam atingir até cinco metros de altura, o que representa um risco moderado para atividades marítimas e costeiras. O aviso amarelo é o primeiro nível de alerta numa escala que inclui também os níveis laranja e vermelho, sendo um sinal de que é necessário ter precauções.
Além da agitação marítima, a chuva continuará a afetar Portugal continental até quinta-feira, especialmente nas regiões do norte e centro. A meteorologista Cristina Simões, do IPMA, esclareceu que, embora a precipitação seja constante, não se prevê que a situação seja grave. “Vamos continuar com precipitação nas regiões do norte e centro. Não é uma situação de nada muito gravoso, mas haverá sempre alguma precipitação”, afirmou.
A meteorologista explicou que a passagem de superfícies frontais afetará principalmente o norte e o centro do país, enquanto a região sul estará mais protegida pelo anticiclone que se aproxima do continente. Na quarta-feira, a superfície frontal deverá mover-se de norte para sul, atingindo o Alentejo com chuvas fracas, mas com maior intensidade no Minho e Douro litoral. À medida que a frente avança para sul, a atividade da chuva diminuirá.
A previsão de aguaceiros poderá ainda incluir neve na Serra da Estrela, especialmente nas zonas mais altas. A situação meteorológica deverá estabilizar com a chegada do próximo fim de semana, que promete dias ensolarados.
Leia também: Cuidados a ter em caso de agitação marítima.
agitação marítima agitação marítima Nota: análise relacionada com agitação marítima.
Leia também: Zelensky denuncia ataque maciço da Rússia ao setor energético
Fonte: ECO




