As famílias portuguesas estão a enfrentar um crescente desafio financeiro para garantir uma habitação. De acordo com os dados mais recentes do idealista, no último trimestre de 2025, as famílias gastam, em média, 90% do seu rendimento mensal apenas em arrendamento. Este cenário torna-se ainda mais alarmante nas cidades onde a pressão do mercado é mais intensa.
No Funchal, por exemplo, a taxa de esforço para arrendar uma casa chega a impressionantes 93% do rendimento familiar. Seguem-se Faro, com 90%, e Lisboa, onde as famílias gastam 84% do seu salário em rendas. Em contraste, algumas cidades como o Porto (69%), Setúbal (67%) e Ponta Delgada (58%) apresentam taxas de esforço mais baixas, embora ainda preocupantes. Braga e Aveiro, por sua vez, registam taxas de 57% e 55%, respectivamente.
Por outro lado, existem regiões onde o custo de habitação é menos oneroso. Em Bragança, por exemplo, as famílias gastam apenas 39% do seu rendimento em rendas, seguidas por Beja (37%) e Castelo Branco (36%). As únicas cidades que se aproximam do limite recomendado de 33% são Portalegre e Guarda, ambas com taxas de esforço de 34%.
Quando se trata da compra de habitação, a situação não é menos complexa. Lisboa destaca-se como a cidade onde o esforço financeiro é mais elevado, com uma taxa de 113%. O Funchal e Faro seguem de perto, com taxas de 102% e 97%, respetivamente. Outras cidades, como Aveiro (77%) e Porto (72%), também enfrentam desafios significativos, enquanto Ponta Delgada (65%) e Braga (62%) não ficam muito atrás.
Por outro lado, há seis capitais de distrito que apresentam taxas de esforço para a compra de casa iguais ou inferiores ao limite recomendado de 33%. Guarda (18%), Portalegre (21%), Castelo Branco (22%), Beja (26%), Bragança (27%) e Vila Real (31%) são exemplos de localidades onde o custo de habitação é mais acessível.
Este panorama evidencia a crescente dificuldade das famílias em Portugal para aceder a habitação, seja através do arrendamento ou da compra. A elevada taxa de esforço financeiro coloca em risco a estabilidade económica das famílias, tornando a questão da habitação uma prioridade urgente para as autoridades.
Leia também: Como o mercado imobiliário está a mudar em Portugal.
custo de habitação custo de habitação custo de habitação Nota: análise relacionada com custo de habitação.
Leia também: Tesla Model 3 lidera trocas de pneus entre carros elétricos
Fonte: Sapo





