Governo poderá aumentar apoios se danos das depressões forem graves

O Governo português está a avaliar a possibilidade de reforçar os apoios do Governo caso os danos causados pelas recentes depressões atmosféricas sejam mais severos do que o inicialmente previsto. Esta informação foi avançada pelo secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, durante uma audição no Parlamento, onde enfatizou a gravidade da situação.

Hélder Reis sublinhou que, se os recursos disponíveis para apoiar a população afetada não forem suficientes, “naturalmente terão de ser reforçados”. Este compromisso surge na sequência de um pacote global de 2,5 mil milhões de euros já mobilizado para ajudar famílias e empresas que sofreram prejuízos significativos.

Durante a sua intervenção, o secretário de Estado fez uma reflexão sobre a gravidade da situação, afirmando que “nenhum de nós, independentemente da idade, recorda o que estamos a viver”. Este testemunho realça a seriedade dos danos provocados pelas depressões que afetaram o país nas últimas semanas.

O processo de apoio do Estado começou com a identificação dos prejuízos, e Hélder Reis garantiu que o Governo está empenhado em cumprir os compromissos assumidos. “Se os recursos não forem suficientes, naturalmente terão de ser reforçados”, reiterou. A questão da classificação de calamidade foi também abordada, com o governante a afirmar que “é uma questão que me transcende”, referindo-se às regras que definem o que constitui uma calamidade.

O secretário de Estado mencionou que existem várias fontes de financiamento disponíveis para apoiar as vítimas. “Podemos começar pelo nível supranacional, que é o Fundo Europeu. No entanto, não é uma solução imediata”, explicou. Além disso, destacou que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e os orçamentos do Estado e municipais também são parte das soluções em consideração.

Hélder Reis também fez referência aos orçamentos privados como uma fonte adicional de financiamento, o que poderá ser crucial para garantir os apoios do Governo necessários para enfrentar esta crise.

Leia também  Governo prepara nova Lei Orgânica do INEM até janeiro de 2026

Esta situação está a ser monitorizada de perto, e o Governo está preparado para agir conforme a gravidade dos danos se torne mais evidente. Leia também: O impacto das depressões na economia nacional.

apoios do Governo apoios do Governo apoios do Governo Nota: análise relacionada com apoios do Governo.

Leia também: Governo apoia setor da pesca com 3,5 milhões devido a mau tempo

Fonte: Sapo

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top