O parlamento japonês reconduziu hoje Sanae Takaichi como primeira-ministra, após o Partido Liberal Democrático (PLD) conseguir uma maioria de dois terços na câmara baixa. Takaichi, de 64 anos, obteve 354 dos 464 votos na Dieta, a câmara mais importante do parlamento nipónico. O segundo classificado, Yuichiro Tamaki, líder do Partido Democrático Popular, recebeu apenas 50 votos.
Após ter sido a primeira mulher a assumir a liderança do Governo japonês em outubro, Takaichi dissolveu a câmara baixa no final de janeiro, aproveitando a popularidade nas sondagens. Essa dissolução levou à necessidade de formar um novo governo, embora a primeira-ministra tenha afirmado que não planeia grandes mudanças na sua equipa.
Ainda hoje, Takaichi deverá realizar uma conferência de imprensa e, segundo a imprensa japonesa, o novo governo tomará posse também hoje, mantendo todos os membros do executivo anterior. Na sexta-feira, a primeira-ministra irá apresentar um discurso político na Dieta.
O PLD obteve 315 assentos nas eleições legislativas antecipadas de 8 de fevereiro, alcançando a sua melhor performance histórica. Com a coligação formada pelo PLD e o Partido para a Inovação (Ishin), a maioria na câmara baixa ascende a 351 cadeiras. Em contraste, na legislatura anterior, o PLD contava apenas com 198 assentos.
As eleições também trouxeram um aumento significativo para o partido anti-imigração Sanseito, que passou de dois para 15 assentos. Por outro lado, a nova Aliança Centrista para a Reforma, que inclui o Partido Democrático Constitucional e o partido budista Komeito, sofreu uma derrota significativa, reduzindo o seu número de assentos de 167 para 49.
A vitória de Takaichi foi celebrada pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que deverá encontrar-se com a primeira-ministra em março, em Washington. A reeleição de Takaichi coloca-a na continuidade do legado do seu mentor, Shinzo Abe, que governou o Japão em duas ocasiões e implementou políticas nacionalistas e um programa económico focado no relançamento orçamental.
Leia também: O impacto das eleições no futuro económico do Japão.
Sanae Takaichi Sanae Takaichi Sanae Takaichi Sanae Takaichi Nota: análise relacionada com Sanae Takaichi.
Leia também: Mais de 7 mil clientes sem eletricidade após depressão Kristin
Fonte: Sapo





