A Sonae foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, no S&P Global Sustainability Yearbook, um ranking que destaca as empresas com melhores práticas de sustentabilidade a nível mundial. Este reconhecimento coloca a Sonae entre as 10 melhores empresas do seu setor, evidenciando o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a implementação de práticas responsáveis em áreas como o meio ambiente, a sociedade e a governança (ESG).
Neste ano, foram avaliadas mais de 9.200 empresas, das quais apenas 848, provenientes de 59 setores, alcançaram um desempenho considerado de excelência e foram incluídas neste anuário de referência. Para serem selecionadas, as empresas devem estar entre as 15% melhores do seu setor e obter uma pontuação CSA (Corporate Sustainability Assessment) a uma distância máxima de 30% da pontuação da empresa líder no respetivo setor.
Martim Santos, diretor de Sustentabilidade da Sonae, sublinha que a sustentabilidade é fundamental para a criação de valor a longo prazo. “Adotamos uma abordagem integrada, que orienta a forma como gerimos o nosso portefólio e promovemos a inovação. A nossa estratégia inclui acelerar a descarbonização, valorizar a biodiversidade e promover a circularidade”, afirma Santos.
Os compromissos da Sonae em matéria de sustentabilidade são ambiciosos. A empresa pretende alcançar a neutralidade carbónica nas suas operações até 2040 e assegurar a gestão sustentável das florestas na sua cadeia de abastecimento. Além disso, a Sonae visa ter 45% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, refletindo a sua ambição de crescer de forma responsável e criar valor duradouro.
A Sonae também introduziu critérios ESG nas suas decisões de investimento, buscando liderar através de uma gestão ética e transparente. A empresa está a trabalhar para garantir cadeias de abastecimento social e ambientalmente responsáveis, avaliando rigorosamente os seus fornecedores e promovendo práticas sustentáveis.
Além disso, a Sonae compromete-se a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, alinhando as suas metas com as recomendações científicas. A empresa investe em investigação e desenvolvimento para acelerar a transição energética para fontes renováveis, reduzindo a sua dependência de recursos fósseis.
A Sonae também se dedica à proteção e restauro dos ecossistemas, comprometendo-se a evitar e reduzir os impactos das suas atividades sobre a natureza. O grupo visa contribuir para o objetivo global de “nature positive”, que busca travar a perda de biodiversidade até 2030.
A circularidade é outra prioridade para a Sonae, que procura promover novos modelos de produção e consumo, eliminando resíduos e poluição. A empresa está empenhada em aumentar a circularidade dos seus produtos e serviços, assegurando a valorização dos resíduos e fomentando o ecodesign nas suas embalagens.
Por fim, a Sonae tem como objetivo criar um ambiente de igualdade e inclusão, promovendo o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores e investindo em programas de educação para as comunidades locais. Através de iniciativas como o Prémio Sonae Educação e programas de requalificação, a Sonae procura fomentar a igualdade de oportunidades e a resiliência nas comunidades.
Leia também: Como a sustentabilidade está a moldar o futuro das empresas.
sustentabilidade Sonae sustentabilidade Sonae sustentabilidade Sonae sustentabilidade Sonae sustentabilidade Sonae Nota: análise relacionada com sustentabilidade Sonae.
Leia também: Sanae Takaichi reeleita primeira-ministra do Japão com maioria
Fonte: Sapo





