Em 2026, cerca de 1,2 milhões de beneficiários do abono de família vão ver os seus apoios aumentados em 2,2%, com efeitos retroativos a janeiro. Esta atualização, conforme publicado em Diário da República, resulta da variação média dos últimos 12 meses do índice de preços no consumidor (IPC), excluindo a habitação. Além do abono de família, o aumento abrange também o abono pré-natal e as majorações associadas, como as destinadas a famílias monoparentais e numerosas.
O abono de família é um apoio mensal que varia consoante o escalão de rendimento do agregado familiar. Em 2026, os novos valores são os seguintes: no primeiro escalão, o montante para crianças até três anos sobe para 190,98 euros, enquanto para crianças entre os três e os seis anos, o valor é de 75,13 euros. Para crianças e jovens com mais de seis anos, o apoio é de 54,35 euros.
Os escalões de rendimento são calculados com base no Indexante dos Apoios Sociais (IAS), que em 2025 será de 522,50 euros. O cálculo do escalão considera os rendimentos anuais de todos os membros do agregado, divididos pelo número de crianças e jovens com direito ao abono. Os cinco escalões disponíveis garantem que quanto mais baixo for o rendimento, maior será o valor do abono.
Além do abono de família, o abono pré-natal também foi atualizado, com valores que correspondem aos montantes máximos dos quatro escalões do abono de família. Este apoio é destinado às mulheres grávidas a partir da 13.ª semana de gestação e é multiplicado pelo número de bebés que estão para nascer.
As famílias monoparentais terão uma majoração de 50% no abono de família, o que significa que, no caso de um agregado com uma criança, o valor total será de 286,47 euros. Para as famílias numerosas, também existem majorações que variam conforme o escalão e o número de crianças.
Adicionalmente, foi atualizado o subsídio de funeral, que passa a ser de 268,57 euros, refletindo 50% do IAS. Este apoio destina-se a compensar despesas de funeral de qualquer membro do agregado familiar.
Para mais informações sobre os novos valores e as condições de acesso, leia também: IAS 2026: Saiba como o novo valor afeta as prestações sociais da Segurança Social.
Leia também: Misericórdia de Macau doa 300 mil euros a vítimas de tempestades
Fonte: Doutor Finanças





