Incertezas nas negociações EUA-Irão impulsionam preço do petróleo

Na quarta-feira, os mercados financeiros foram influenciados pelas atas da reunião da Reserva Federal dos Estados Unidos, que deram pistas sobre a possível direção das taxas de juro. Contudo, o foco principal dos investidores esteve no preço do petróleo, que registou uma subida significativa. Esta valorização é atribuída às incertezas nas negociações entre os Estados Unidos e o Irão, que culminaram numa reunião na terça-feira, onde se chegou a um “acordo geral sobre princípios”.

O preço do petróleo WTI ultrapassou os 62 dólares por barril no início da sessão de quarta-feira. Ricardo Evangelista, CEO da ActivTrades Europe, explica que as expectativas em torno do resultado das negociações entre os dois países têm sido um motor para a valorização do petróleo. “Embora a possibilidade de um conflito em larga escala continue a ser um cenário realista para alguns, existe também a esperança de que um resultado negociado evite um confronto militar que, se ocorrer, afetaria não só as exportações de petróleo de Teerão, mas também a produção mais ampla do Golfo, que transita pelo Estreito de Ormuz”, afirma Evangelista.

Recentemente, o Irão anunciou que iria encerrar partes do estreito para realizar exercícios militares, o que aumentou a apreensão nos mercados. Esta escalada de tensões travou a queda dos preços do petróleo registada na sessão anterior, refletindo um aumento dos riscos do lado da oferta. Os analistas da XTB mencionam que a probabilidade de um acordo completo entre os EUA e o Irão é atualmente considerada moderada. Enquanto Donald Trump procura um “acordo”, ele também aplica uma estratégia de “pressão máxima”, combinando ameaças militares com medidas económicas, como a possibilidade de tarifas de 25% sobre as nações que negociam com Teerão.

Leia também  Mercados Estagnam com S&P 500 Perto de Recorde Histórico

Apesar de o prémio geopolítico ser limitado na ausência de um incidente direto, os analistas alertam que, caso ocorra um confronto, os preços do petróleo poderão aumentar entre 10 a 20 dólares por barril, embora este movimento seja provavelmente de curta duração.

Além das negociações com o Irão, os Estados Unidos também anunciaram um acordo comercial com o Japão, avaliado em 550 mil milhões de euros. Este acordo, conforme revelado por Donald Trump na rede social Truth Social, visa reduzir tarifas sobre as exportações japonesas em troca de investimento na indústria americana. Henrique Valente, analista da ActivTrades Europe, destaca que, apesar do valor elevado do pacote, os novos investimentos líquidos poderão ser relativamente modestos, representando apenas entre 5% e 10% do montante total.

A situação do preço do petróleo é complexa e está interligada com vários fatores, incluindo as dinâmicas geopolíticas e as decisões económicas dos principais países. A evolução do mercado petrolífero deve ser acompanhada de perto, pois pode ter repercussões significativas na economia global.

Leia também: O impacto das tensões geopolíticas nos mercados financeiros.

preço do petróleo preço do petróleo Nota: análise relacionada com preço do petróleo.

Leia também: Investidores reagem a indicadores económicos positivos

Fonte: Sapo

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top