O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um aumento das tarifas de importação de 10% para 15%, o limite máximo permitido por lei. Esta decisão surge na sequência de uma recente decisão do Supremo Tribunal dos EUA, que considerou inválido o anterior programa de taxas aduaneiras do presidente.
Na sua publicação na rede social Truth Social, Trump afirmou que esta medida visa corrigir o que considera uma exploração económica por parte de vários países ao longo das décadas. “Com efeitos imediatos, vou aumentar a Tarifa Global de 10% para 15% sobre os países que têm explorado os EUA”, escreveu.
A decisão de Trump é justificada por uma análise que considera a decisão do Supremo Tribunal “ridícula” e “extraordinariamente antiamericana”. O Supremo tinha declarado ilegais as tarifas recíprocas aplicadas em abril de 2025, sob a legislação conhecida como International Emergency Economic Powers Act (IEEPA). Após essa decisão, Trump anunciou uma nova taxa aduaneira global de 10%, com base na Secção 122, que permite a imposição de tarifas de até 15%, mas que requer a aprovação do Congresso para a sua extensão além de 150 dias.
Nos próximos meses, a Administração Trump deverá definir e implementar novas tarifas legalmente admissíveis. Contudo, a necessidade de aprovação do Congresso para a renovação das tarifas poderá complicar a situação, especialmente com as eleições intercalares a aproximarem-se em novembro. O aumento das tarifas de importação pode ter um impacto significativo nos preços dos produtos, o que é uma preocupação crescente para os consumidores americanos.
Além disso, Trump manteve as tarifas impostas sob as secções 301 e 232 e ordenou novas investigações ao abrigo da Secção 301. Este processo implica inquéritos específicos por país e a comprovação de violações comerciais. Segundo informações da Bloomberg, o presidente está a considerar tarifas que podem variar entre 15% e 30% sobre automóveis estrangeiros, embora mantenha isenções para certos bens e produtos agrícolas, conforme estipulado no acordo comercial entre os EUA, México e Canadá.
Leia também: O impacto das tarifas de importação na economia global.
tarifas de importação tarifas de importação Nota: análise relacionada com tarifas de importação.
Leia também: Carne de vaca atinge preços recorde em Portugal
Fonte: ECO





