Negociações entre Irão e EUA terminam com criação de grupos de trabalho

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Kazem Gharibabadi, anunciou hoje que as negociações técnicas realizadas na Suíça entre o Irão e os Estados Unidos foram concluídas. Durante estas conversações, foram estabelecidos quatro grupos de trabalho que vão abordar temas cruciais como a suspensão das sanções, o programa nuclear, a reconstrução e o desenvolvimento económico, bem como o acompanhamento e a implementação dos acordos.

Gharibabadi, que liderou a delegação iraniana, revelou que, com base nos acordos alcançados, as futuras negociações serão supervisionadas por um comité de alto nível. Este comité contará com a participação de figuras importantes, incluindo o presidente da Assembleia Consultiva Islâmica do Irão, o ministro dos Negócios Estrangeiros, o primeiro vice-presidente dos EUA e os primeiros-ministros do Qatar e do Paquistão. Contudo, não foi especificada uma data para o início das próximas conversações.

Uma das principais decisões tomadas durante as negociações foi a libertação imediata de 12 mil milhões de dólares (aproximadamente 10,5 mil milhões de euros) em fundos iranianos que estavam congelados. Além disso, os Estados Unidos emitiram uma licença que permite a venda de petróleo produzido no Irão, uma medida que poderá ter um impacto significativo na economia iraniana.

Na segunda-feira, o Departamento do Tesouro dos EUA autorizou, por um período de 60 dias, a produção, venda, transporte e importação de petróleo bruto e produtos petroquímicos iranianos. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, comentou que, em linha com as discussões produtivas em curso na Suíça, o Irão comprometeu-se a garantir um trânsito livre pelo estreito de Ormuz e a permitir a entrada de inspetores da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) no seu território.

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, também se pronunciou sobre as negociações, afirmando que houve “progressos muito bons” nas conversações com Teerão. Vance garantiu que o estreito de Ormuz está aberto e que a AIEA poderá realizar inspeções no Irão.

Leia também  Como funciona a Comissão Europeia: leis e políticas explicadas

Estas negociações surgem após o levantamento do bloqueio imposto pelos EUA aos portos e à costa iraniana, que tinha sido implementado em abril como forma de pressão sobre a República Islâmica. Antes do embargo, o Irão exportava mais de 1,5 milhões de barris de petróleo por dia, mas este volume caiu drasticamente para cerca de 260 mil barris diários em maio, segundo a CNBC.

O negociador-chefe do Irão, Mohammad Bagher Ghalibaf, afirmou que o estreito de Ormuz não voltará à sua situação anterior ao conflito com Israel e os EUA, garantindo que Teerão irá gerir a via navegável. Ghalibaf sublinhou que as normas internacionais serão respeitadas, mas que o Irão terá controlo sobre a região.

Leia também: O impacto das sanções na economia iraniana.

negociações Irão EUA negociações Irão EUA negociações Irão EUA negociações Irão EUA negociações Irão EUA Nota: análise relacionada com negociações Irão EUA.

Leia também: Ataques ao Primeiro-Ministro e Criação de Fundo Soberano

Fonte: Sapo

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top