O primeiro-ministro Luís Montenegro comemorou este domingo os 100 dias do seu Governo, sublinhando as decisões tomadas que visam projetar Portugal para o futuro. Durante uma mensagem partilhada na rede social X, Montenegro afirmou que o executivo se caracteriza por ser “reformista e humanista”, focando-se nas necessidades das pessoas.
Um dos pontos altos da sua intervenção foi a referência à “cotação internacional altíssima” de Portugal. O primeiro-ministro destacou que várias agências de notação financeira têm elevado o ‘rating’ do país, o que é um reflexo da confiança que os investidores depositam em Portugal. “A nossa cotação internacional é altíssima, como pude verificar recentemente no Oriente”, escreveu Montenegro, apelando à responsabilidade coletiva em focar no que realmente importa.
Na sua visita ao Japão, o primeiro-ministro revelou que uma nova agência de notação financeira poderia, em breve, subir o ‘rating’ de Portugal. Este anúncio surge 15 anos após a intervenção da ‘troika’, um período que Montenegro considera ter transformado Portugal num exemplo de solidez financeira na Europa.
Na sexta-feira, a agência Fitch anunciou a subida do ‘rating’ de Portugal de A- para A, com uma perspetiva estável. A Fitch justificou esta decisão com a redução contínua da dívida pública, a manutenção de uma posição orçamental equilibrada, a previsão de défices reduzidos a partir de 2026, o aumento das exportações e um crescimento económico resiliente.
A Fitch não é a única agência a reconhecer a melhoria da situação financeira de Portugal. A DBRS avaliou a dívida soberana em A (elevado), enquanto a Moody’s atribuiu um ‘rating’ de A3. A S&P, por sua vez, melhorou a classificação de ‘A’ para ‘A+’, apenas seis meses após a última subida.
O XXV Governo Constitucional tomou posse a 5 de junho, após a vitória da coligação PSD/CDS-PP nas eleições legislativas de 18 de maio. Este início de mandato é marcado por uma clara intenção de reforçar a cotação internacional de Portugal e garantir um futuro mais próspero para os cidadãos.
Leia também: O impacto das agências de notação financeira na economia portuguesa.
cotação internacional cotação internacional Nota: análise relacionada com cotação internacional.
Leia também: Secretário de Estado do Vaticano critica falsas expectativas na Igreja
Fonte: ECO