Euribor sobe a três e seis meses e desce a 12 meses

A taxa Euribor registou hoje um aumento nas suas taxas a três e seis meses, enquanto a taxa a 12 meses apresentou uma ligeira descida. A taxa a três meses subiu para 2,029%, mantendo-se abaixo das taxas a seis meses, que se fixou em 2,098%, e a 12 meses, que está em 2,160%.

A taxa Euribor a seis meses tornou-se a mais utilizada em Portugal para os créditos à habitação com taxa variável desde janeiro de 2024. De acordo com dados do Banco de Portugal referentes a julho, esta taxa representava 37,96% do total de empréstimos para habitação própria permanente com taxa variável. Em comparação, as taxas a 12 e a três meses representavam 32,09% e 25,51%, respetivamente.

A taxa Euribor a três meses também registou um aumento, subindo 0,005 pontos para 2,029%. Por outro lado, a taxa a 12 meses recuou, fixando-se em 2,160%, uma descida de 0,004 pontos.

No que diz respeito à política monetária, o Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas diretoras inalteradas na sua reunião de 11 de setembro, seguindo a tendência esperada pelos mercados. Esta foi a segunda reunião consecutiva em que as taxas não sofreram alterações, após um ciclo de oito reduções iniciado em junho de 2024. A próxima reunião do BCE está agendada para os dias 29 e 30 de outubro, em Florença, Itália.

Em agosto, as médias mensais da taxa Euribor subiram em todos os prazos, com um aumento mais acentuado a três meses. A média da Euribor a três meses subiu 0,075 pontos, fixando-se em 2,021%, enquanto a taxa a seis meses aumentou 0,029 pontos, atingindo 2,084%. A taxa a 12 meses também avançou, com um aumento de 0,035 pontos para 2,114%.

As taxas Euribor são determinadas pela média das taxas às quais um grupo de 19 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário. Esta informação é crucial para quem tem créditos à habitação, uma vez que as variações da taxa Euribor influenciam diretamente as prestações mensais dos empréstimos.

Leia também  Investidores podem trocar dívida francesa por dívida portuguesa

Leia também: O que esperar das próximas reuniões do BCE e o impacto nas taxas de juro.

Leia também: American Express apresenta novo cartão Platinum com taxa anual de 895 dólares

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top