Infraestruturas de Portugal regista lucros de 78,5 milhões até junho

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou um resultado líquido de 78,5 milhões de euros no primeiro semestre de 2025, marcando um crescimento de 11% em relação aos 70,7 milhões de euros do mesmo período do ano anterior. Este aumento reflete a robustez da empresa na gestão das suas operações e investimentos.

Os indicadores financeiros da IP continuam a ser positivos, com o EBITDA a situar-se em 267,6 milhões de euros e o Resultado Operacional a atingir 159,2 milhões de euros. Comparando com o primeiro semestre de 2024, os números são ligeiramente inferiores, uma vez que o EBITDA foi de 277,5 milhões e o Resultado Operacional de 159,1 milhões.

Os rendimentos operacionais da Infraestruturas de Portugal ascenderam a 710,3 milhões de euros, superando em 3,8 milhões o montante do ano anterior. Este crescimento deve-se principalmente ao aumento dos rendimentos com Contratos de Construção, que subiram 28 milhões de euros, e a Indemnizações Compensatórias, que aumentaram 11 milhões de euros. Contudo, houve uma diminuição nos rendimentos com Portagens, que desceram 42 milhões de euros.

Os gastos operacionais da IP fixaram-se em 551 milhões de euros, apresentando um aumento de 3,6 milhões em comparação com o primeiro semestre de 2024. A empresa destacou um aumento significativo nas intervenções na infraestrutura rodoferroviária, com gastos em conservação a subir 11,1 milhões de euros e os gastos com pessoal a aumentar 4,2 milhões de euros.

No que diz respeito ao resultado financeiro, a Infraestruturas de Portugal conseguiu uma melhoria de 5,3 milhões de euros, atribuída à redução dos juros relacionados com as subconcessões, resultado da diminuição do passivo associado.

A empresa também revelou que, durante o primeiro semestre de 2025, manteve uma forte trajetória de investimento em infraestruturas rodoviárias e ferroviárias. O investimento na rede ferroviária totalizou 182 milhões de euros, embora tenha sido 37,5 milhões inferior ao valor do mesmo período de 2024, refletindo a conclusão de vários projetos do Ferrovia 2020. Por outro lado, o investimento na rede rodoviária foi de 67,3 milhões de euros, dos quais 53,5 milhões estão associados ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), representando um aumento de 27,9 milhões em relação ao ano anterior.

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A dívida financeira da Infraestruturas de Portugal, no final do primeiro semestre de 2025, era de 3.261 milhões de euros, mantendo a tendência de redução. A diminuição da dívida em 22 milhões de euros deve-se às amortizações de capital previstas nos planos de reembolso dos empréstimos contraídos junto do Banco Europeu de Investimento (BEI).

Por fim, a empresa destacou a continuidade da sua política de financiamento, com operações de aumento de capital que totalizaram 699,8 milhões de euros no primeiro semestre de 2025. Estas operações visam cobrir as necessidades de financiamento relacionadas com os encargos das parcerias público-privadas rodoviárias, investimentos ferroviários e serviço da dívida.

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Infraestruturas de Portugal Nota: análise relacionada com Infraestruturas de Portugal.

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Fonte: Sapo

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