Um incêndio que começou na tarde de hoje em Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, já se alastrou ao concelho de Nelas, no distrito de Viseu. A informação foi confirmada por uma fonte da autarquia à agência Lusa. O presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, Francisco Rolo, revelou que as chamas atravessaram o rio Mondego e estão a seguir uma linha de fogo que se estende por vários quilómetros, sem controlo.
“O incêndio não está controlado e vamos ter muito trabalho noturno”, afirmou o autarca, sublinhando que os meios terrestres estão a ser reforçados. As condições climáticas, com maior humidade e ausência de vento, poderão facilitar as operações de combate ao incêndio.
O fogo teve início antes das 13:30, na localidade de Póvoa de São Cosme, e já afetou três freguesias do concelho: Ervedal, Vila Franca da Beira e Seixo da Beira. Por precaução, mais de duas dezenas de pessoas foram evacuadas das suas casas, localizadas em zonas de quintas habitadas por cidadãos estrangeiros, na encosta do vale do Mondego. Estas pessoas foram encaminhadas para uma zona de abrigo em Seixo da Beira.
Até às 19:50, estavam mobilizados para o combate ao incêndio 475 operacionais, apoiados por 141 viaturas. Durante a tarde, participaram também nas operações oito meios aéreos, que têm sido fundamentais para tentar controlar a situação. No terreno, três máquinas de rasto, acionadas pelo município de Oliveira do Hospital, estão a criar zonas de descontinuidade para auxiliar no combate ao incêndio.
Francisco Rolo destacou que as máquinas estão a trabalhar na criação de faixas de proteção à aldeia de Felgueira Velha, junto ao rio Mondego, como medida preventiva contra uma possível mudança na direção do incêndio. A situação continua a ser monitorizada de perto, com as autoridades a manterem-se em alerta para a evolução do incêndio.
Leia também: A importância da prevenção de incêndios em zonas rurais.
Leia também: Startups portuguesas buscam EUA devido a baixo investimento
Fonte: Sapo