Passe gratuito para todos em Lisboa é promessa de Alexandra Leitão

A coligação Viver Lisboa, liderada por Alexandra Leitão, anunciou um conjunto de propostas ambiciosas para as eleições autárquicas de 12 de outubro. Uma das principais promessas é a implementação do passe gratuito para todos os lisboetas, uma medida que visa tornar o transporte público mais acessível e sustentável na capital. Além disso, a coligação pretende impedir a abertura de novos alojamentos turísticos em edifícios residenciais e colocar em uso as casas vagas, contribuindo para a resolução da crise habitacional.

Durante a apresentação do programa eleitoral, Alexandra Leitão criticou a gestão da coligação Novos Tempos, liderada por Carlos Moedas, e destacou a importância de uma cidade que priorize as pessoas em detrimento de interesses comerciais. “A cidade é para pessoas, não é para unicórnios”, afirmou, referindo-se à proposta de rebatizar a atual Fábrica de Unicórnios como Hub Criativo do Beato.

A coligação Viver Lisboa também se comprometeu a aumentar a frequência da recolha de lixo para sete dias por semana, uma medida que visa melhorar a limpeza urbana. Além disso, será implementado um programa de incentivo à reciclagem, onde os munícipes que reciclam poderão beneficiar de descontos nas suas faturas.

No que diz respeito à habitação, a coligação propõe a construção de 4.500 novas casas até 2029 e a construção de mais 1.500 casas pelo Governo. A intenção é aumentar a oferta de habitação acessível e combater a especulação imobiliária. “Onde haja casas vazias, haverá casas para viver”, sublinhou André Moz Caldas, coordenador do programa.

A segurança e a mobilidade também foram temas abordados. A coligação propõe aumentar o investimento na segurança dos transportes públicos e criar uma rede ciclável completa, além de mais corredores BUS. Para as famílias, a proposta inclui creches gratuitas e a criação de espaços verdes, como uma rua verde por ano em cada freguesia.

Leia também  Nova direção da Startup Portugal aposta no empreendedorismo nacional

Em termos de saúde, a coligação pretende aumentar o número de unidades de saúde e recuperar o atraso na construção de centros de saúde. A proposta é clara: “Nenhuma família deve escolher entre ter filhos e pagar renda”, enfatizou a coligação.

A candidatura de Alexandra Leitão é uma resposta às críticas à gestão atual e uma tentativa de colocar as necessidades dos cidadãos em primeiro lugar. “Lisboa pode ser mais justa, mais limpa e mais acessível”, concluiu Moz Caldas.

Leia também: As propostas de Carlos Moedas para Lisboa.

passe gratuito Lisboa passe gratuito Lisboa passe gratuito Lisboa passe gratuito Lisboa passe gratuito Lisboa Nota: análise relacionada com passe gratuito Lisboa.

Leia também: Resultados da FedEx superam previsões e animam investidores

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top