Estudantes do Técnico criam núcleo para protótipos ferroviários

O Instituto Superior Técnico (IST) deu um passo significativo na inovação ferroviária com o lançamento do ISTrain, o primeiro núcleo de estudantes universitários da Península Ibérica dedicado ao desenvolvimento de protótipos ferroviários. Este projeto, que visa fomentar a paixão pelo setor, foi apresentado oficialmente na última sexta-feira.

O núcleo já revelou o seu primeiro protótipo, denominado Loco01 “Andorinha”, uma homenagem à locomotiva a vapor mais antiga da Comboios de Portugal (CP). A produção deste modelo começará em novembro, com o objetivo de participar em competições internacionais ainda durante este ano letivo.

Atualmente, o protótipo encontra-se na fase final de design técnico. Aliya Ibrahimo, estudante de mestrado em Engenharia Mecânica e presidente do ISTrain, destaca que este é apenas o início de um projeto que ambiciona levar o Técnico a competir no IMechE Railway Challenge, uma competição prestigiada que ocorre no Reino Unido. “Com o apoio dos nossos parceiros, estamos a dar o primeiro passo para alcançar este grande objetivo”, afirma.

A competição em que o ISTrain irá participar tem duas vertentes. A primeira é a categoria Entry Level, onde as equipas submetem apenas o modelo CAD da locomotiva, cumprindo os requisitos estabelecidos. A segunda inclui provas adicionais, como o Business Challenge, onde cada equipa deve escolher um subsistema da locomotiva para apresentar em maior detalhe.

Mais de 20 estudantes do Técnico estão envolvidos na construção do modelo de locomotiva elétrica, que terá 0.8 metros de altura, 0.6 de largura e 2.70 metros de comprimento. “Estamos unidos pela mesma paixão pelos comboios”, revela Aliya Ibrahimo, sublinhando a importância deste projeto para a formação dos alunos.

O ISTrain pretende acrescentar um novo valor ao Técnico, oferecendo aos alunos a oportunidade de explorar uma área pouco abordada nos seus cursos: o setor ferroviário. “Enquanto a formação académica tradicional se centra nas disciplinas de base, o ISTrain complementa esse conhecimento e fomenta um entusiasmo comum: o gosto por comboios”, acrescenta a presidente do núcleo.

Leia também  Skoda Elroq: o SUV elétrico familiar que surpreende

No seu site oficial, a equipa do ISTrain defende que “o futuro da mobilidade sustentável encontra-se sobre carris” e que a inovação, tanto em Portugal como no mundo, começa nas universidades. Através das suas iniciativas, os estudantes procuram complementar a formação académica com experiências práticas em sistemas ferroviários.

Leia também: O impacto da inovação no setor ferroviário em Portugal.

protótipos ferroviários protótipos ferroviários protótipos ferroviários protótipos ferroviários Nota: análise relacionada com protótipos ferroviários.

Leia também: Oportunidade para obter crédito habitação com melhores condições

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top