Oposição israelita critica Netanyahu por reconhecimento da Palestina

O líder do partido de oposição Yesh Atid, Yair Lapid, classificou o reconhecimento do Estado da Palestina, anunciado recentemente pelo Reino Unido, Canadá e Austrália, como um “desastre diplomático”. Em declarações ao jornal “The Times of Israel”, Lapid responsabilizou diretamente o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu por esta situação.

“O reconhecimento unilateral do Estado palestiniano é um passo prejudicial que recompensa o terrorismo”, afirmou Lapid, sublinhando que um governo israelita eficaz poderia ter evitado este desfecho através de uma diplomacia mais ativa e profissional. Para ele, a gestão atual trouxe não só “o pior desastre de segurança” da história de Israel, mas também a “crise diplomática mais grave” que o país já enfrentou.

O reconhecimento do Estado da Palestina por parte do Reino Unido, Canadá e Austrália ocorre num momento em que a pressão internacional para uma solução de dois Estados no conflito israelo-palestiniano se intensifica. Portugal deverá seguir o exemplo destes países, com um anúncio esperado do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, previsto para o início da noite.

Na próxima segunda-feira, uma conferência promovida pela França e pela Arábia Saudita irá discutir a solução de dois Estados, no âmbito da 80.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas. O Presidente francês, Emmanuel Macron, também deverá reconhecer o Estado palestiniano durante este evento. Além disso, outros países da União Europeia, como Bélgica, Malta e Luxemburgo, assim como Andorra e São Marino, estão a considerar fazer o mesmo.

Com quase 150 países a reconhecerem o Estado da Palestina, o Reino Unido e o Canadá tornam-se os primeiros membros do G7 a dar este passo. Este reconhecimento é um reflexo do crescente apoio internacional à causa palestiniana e à necessidade de avançar nas negociações de paz, que têm estado paradas durante décadas.

Leia também  Israel age livremente na guerra, EUA delegam poder

Leia também: O impacto do reconhecimento do Estado da Palestina nas relações internacionais.

Estado da Palestina Nota: análise relacionada com Estado da Palestina.

Leia também: Trump promete defender Polónia e países bálticos contra Rússia

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top