Conferências Nuno Portas homenageiam legado do arquiteto

A Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) promove hoje, 23 de setembro, às 15h00, a primeira edição das Conferências Nuno Portas. Esta iniciativa visa homenagear o legado de Nuno Portas, um dos mais influentes arquitetos e pensadores urbanos em Portugal, que faleceu recentemente.

As Conferências Nuno Portas têm como objetivo criar um espaço de reflexão e memória, celebrando o impacto significativo que Nuno Portas teve na academia, na prática profissional e nas políticas de ordenamento do território. O evento decorre no Auditório Fernando Távora e coincide com o aniversário do arquiteto, um tributo à sua vida e obra.

O programa inicia-se com uma sessão de abertura, seguida de intervenções de personalidades como Alexandre Alves Costa, Ana Tostões e Álvaro Domingues, entre outros, que partilharão testemunhos sobre a influência de Nuno Portas. As apresentações decorrem até às 18h30, culminando com a conferência de encerramento, a cargo de Antonio Font, marcada para as 19h00.

A FAUP convida todos aqueles que conheceram Nuno Portas a partilhar testemunhos pessoais sobre a sua vida e legado. Reflexões, memórias e momentos que evidenciem a sua contribuição para a arquitetura e o urbanismo em Portugal são bem-vindos. Os contributos podem ser enviados até hoje para o e-mail tributonunoportas@arq.up.pt.

Nuno Portas nasceu em Vila Viçosa em 1934 e formou-se em arquitetura na Escola de Belas Artes de Lisboa e na Escola de Belas Artes do Porto. Ao longo da sua carreira, foi professor catedrático na FAUP e desempenhou um papel fundamental na docência de Teoria e História do Urbanismo Contemporâneo. Entre 1994 e 2010, coordenou o Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo.

Além de ser um destacado investigador, Nuno Portas integrou o atelier de Nuno Teotónio Pereira e participou em projetos premiados na área da habitação e do urbanismo. No pós-25 de Abril, foi Secretário de Estado da Habitação e Urbanismo em três governos provisórios.

Leia também  Aumento de 46% na procura de veículos usados em agosto

O seu trabalho foi reconhecido com vários Doutoramentos Honoris Causa e distinções, como o Prémio Abercrombie e a Grande Cruz da Ordem do Infante. Publicou uma vasta obra, incluindo a coletânea de textos “Arquitetura(s) – História e Crítica, Ensino e Profissão”, que reúne os seus principais artigos.

Recentemente, a FAUP dedicou a Nuno Portas o projeto “Mais do que Casas”, que celebra os 50 anos do 25 de abril e inclui as Conferências Nuno Portas, além de um convite à partilha de testemunhos sobre o seu legado.

Leia também: a importância da arquitetura na sociedade contemporânea.

Leia também: Governo aumenta garantia pública para jovens em 350 milhões

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top