O mês de agosto trouxe mais uma vez a Unilever-Fima ao topo do ranking de anunciantes em Portugal, mantendo a liderança que já havia conquistado em julho. A empresa, conhecida pelos seus produtos de beleza, cuidados pessoais e alimentares, investiu 69,2 milhões de euros em publicidade, considerando os preços de tabela, ou seja, sem os descontos habituais.
Em segundo lugar, encontramos o Ediclube, que investiu 55,1 milhões de euros, seguido pelo Lidl, com um investimento de 53,1 milhões de euros. O top 10 é completado por marcas como Modelo Continente, Nos, Vodafone, Reckitt Benckiser, Worten, Procter & Gamble e Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, segundo o ranking mensal elaborado pela MediaMonitor.
No que diz respeito às agências de meios, a Initiative destacou-se como a líder do mês, com um investimento total de 172,9 milhões de euros, também a preços de tabela. A Arena segue na segunda posição, com 160,5 milhões, e a Dentsu Media ocupa o terceiro lugar, com 151,5 milhões de euros. Outras agências que figuram entre as dez primeiras incluem Mindshare, OMD, Havas Media, Zenith, Wavemaker, EssenceMediacom e Starcom Media Vest.
No segmento das agências criativas, a Fuel lidera o ranking de agosto, enquanto a VML desceu para a segunda posição e O Escritório ocupa agora o terceiro lugar. As restantes agências criativas que completam o top 10 são a BBDO, McCann Erickson Portugal, Havas Worldwide, Pepper, Dentsu Creative, BarOgilvy e Judas.
Analisando o acumulado dos primeiros oito meses do ano, o Ediclube mantém-se como o maior anunciante, com a Unilever-Fima a subir para a segunda posição e o Modelo Continente a descer para a terceira. No ranking das agências de meios, a OMD, Arena e Dentsu Media continuam a liderar, enquanto nas agências criativas, a VML e a Fuel mantêm a liderança, com O Escritório a subir para a terceira posição.
Leia também: O impacto do investimento publicitário na economia portuguesa.
investimento publicitário investimento publicitário investimento publicitário investimento publicitário Nota: análise relacionada com investimento publicitário.
Leia também: Nvidia planeia investir até 100 mil milhões na OpenAI
Fonte: ECO