Governo dos Açores aprova empréstimo de 15 milhões para a SATA

O Governo Regional dos Açores, constituído por uma coligação de PSD, CDS-PP e PPM, deu luz verde à SATA Air Açores para contrair um empréstimo de 15 milhões de euros. Este apoio financeiro destina-se a reforçar a tesouraria da companhia aérea, conforme foi anunciado esta terça-feira.

A autorização foi formalizada através de um despacho do secretário regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, publicado no Jornal Oficial. O empréstimo será obtido junto do banco BPI, com um prazo de sete anos, incluindo dois anos de carência. A taxa de juro será a Euribor a seis meses, acrescida de um spread de 1%.

No mesmo despacho, é recordado que, em julho, o Conselho do Governo dos Açores já tinha aprovado uma resolução que permitia a concessão de garantias sobre empréstimos a contrair pela SATA Air Açores, num montante total de 75 milhões de euros. Esta garantia é uma condição essencial para a realização do empréstimo.

Em junho de 2022, a Comissão Europeia tinha dado luz verde a um pacote de ajuda estatal para a reestruturação da SATA, que inclui 453,25 milhões de euros em empréstimos e garantias. Este apoio visa promover uma reorganização da estrutura da companhia e a venda de uma participação de controlo.

Atualmente, o Governo Regional está em negociações com o consórcio Newtou/MS Aviation para a privatização da Azores Airlines, que faz parte do Grupo SATA. O executivo regional pretende concluir este processo até setembro.

No primeiro semestre de 2025, o Grupo SATA conseguiu reduzir os seus prejuízos para 44,2 milhões de euros, uma melhoria em relação aos 45 milhões de euros negativos do mesmo período do ano anterior. O EBITDA consolidado também apresentou uma recuperação significativa, passando de -6,5 milhões de euros para -1,86 milhões de euros.

Leia também  Margarida Corrêa de Aguiar critica papão da privatização da Segurança Social

A Azores Airlines, que opera rotas entre os Açores, o continente, a Madeira, a Europa e a América do Norte, registou uma melhoria no seu EBITDA, passando de -4,9 milhões de euros para um resultado positivo de 300 mil euros. No entanto, a companhia ainda apresenta um resultado líquido acumulado negativo de 41,1 milhões de euros, um aumento em relação aos 37,8 milhões de euros de prejuízo do ano anterior.

Por sua vez, a SATA Air Açores, responsável pelas ligações interilhas, viu o seu EBITDA melhorar de -1,2 milhões de euros para 1,3 milhões de euros positivos. O resultado líquido acumulado também melhorou, fixando-se em -3,4 milhões de euros, uma melhoria significativa em relação aos -9 milhões de euros do primeiro semestre de 2024.

Leia também: O impacto da privatização na SATA e no turismo açoriano.

empréstimo SATA empréstimo SATA empréstimo SATA empréstimo SATA empréstimo SATA Nota: análise relacionada com empréstimo SATA.

Leia também: Vendas de ouro e cobre da Freeport-McMoRan em queda

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top