Portugal está a traçar uma nova estratégia para o turismo, com o objetivo de aumentar a competitividade e posicionar-se entre os dez melhores destinos turísticos do mundo, segundo o ranking do Fórum Económico Mundial. A Estratégia Turismo 2035, que deveria ter sido apresentada na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) deste ano, foi adiada devido à recente demissão do Governo. O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, prometeu que a nova estratégia será revelada ainda este ano.
Na conferência da Confederação do Turismo de Portugal, que se realiza no âmbito do Dia Mundial do Turismo, o primeiro-ministro e o ministro da Economia e da Coesão Territorial estarão presentes para discutir os planos para o setor. Pedro Machado, que participou na audição da Comissão de Economia, sublinhou que o desempenho positivo do turismo justifica uma reavaliação da estratégia de crescimento do país.
De acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística, 2025 poderá ser o melhor ano de sempre para o turismo em Portugal. O ministro da Economia, Manuel Castro Almeida, revelou que o primeiro semestre de 2025 está a superar todos os indicadores de 2024, que já tinha sido um ano excecional. O crescimento é notável, com um aumento de 3,7% no número de hóspedes e de 8,4% nos proveitos. Além disso, a remuneração bruta mensal média dos trabalhadores do setor subiu 7,3%, atingindo agora 1.138 euros, um dado que o ministro considera fundamental para o bem-estar da população.
Pedro Machado também destacou que, até ao final deste ano, as receitas diretas de exportações relacionadas com o turismo poderão atingir os 30 mil milhões de euros. O turismo impacta atualmente 46 atividades económicas em Portugal. Para garantir a continuidade deste crescimento, será implementado um novo plano estratégico que se baseia em três pilares: criação de valor para os trabalhadores e para o território, desenvolvimento equilibrado dos territórios e aumento da competitividade.
O secretário de Estado do Turismo explicou que a criação de valor se refere não apenas ao valor percebido pelos turistas, mas também ao valor que se reflete nos salários dos trabalhadores, especialmente nas funções menos valorizadas. O Algarve, por exemplo, está a diversificar a sua oferta e a aumentar a conectividade através da criação de novas rotas aéreas, atraindo grandes eventos internacionais que antes tinham sido perdidos. O regresso da Fórmula 1 ao Algarve em 2027 é um exemplo dessa nova ambição.
Portugal pretende subir duas posições no ranking da Competitividade Internacional, passando do 12.º para o 10.º lugar. Embora o objetivo seja desafiador, Pedro Machado acredita que o país possui atributos suficientes para alcançá-lo, como ser o sexto país mais seguro do mundo e ter características diferenciadoras que atraem turistas. “No próximo mês de outubro, ouviremos bons testemunhos sobre a nossa evolução”, concluiu.
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Fonte: ECO