AEP lidera missão empresarial à Croácia e Sérvia para internacionalização

A AEP – Associação Empresarial de Portugal está a liderar uma missão empresarial multissetorial à Croácia e à Sérvia, que decorre entre 5 e 11 de outubro. Esta iniciativa faz parte do projeto Business On the Way, que visa apoiar a internacionalização das empresas portuguesas e explorar novas oportunidades de negócio em mercados com elevado potencial de crescimento.

Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP, sublinha a importância desta missão: “Promovemos o contacto direto com operadores económicos e instituições locais, o que facilita a identificação de parceiros estratégicos para a cooperação comercial e industrial.” Este tipo de interação é fundamental para a internacionalização das empresas, permitindo-lhes expandir-se para novos mercados.

A Croácia e a Sérvia destacam-se como economias em rápido crescimento, localizadas em corredores logísticos que conectam a Europa ao Médio Oriente e à Ásia. A sua localização privilegiada, aliada a uma estabilidade macroeconómica e ao aumento do consumo, torna estes mercados plataformas estratégicas para a internacionalização das empresas portuguesas na região dos Balcãs Ocidentais. “Estes países funcionam como pontos de ligação a mercados vizinhos e a blocos económicos como a União Económica Euroasiática (UEE)”, explica Ribeiro.

Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, a AEP já tinha promovido uma missão empresarial virtual aos Balcãs, que incluiu a Croácia, a Sérvia e Montenegro. Esta ação reforçou o compromisso da AEP com uma política de internacionalização sustentada e focada na afirmação das empresas portuguesas em geografias estratégicas.

A Croácia, membro da União Europeia desde 2013 e da zona Euro desde 2023, apresenta-se como um mercado dinâmico no sudeste europeu. Com um crescimento do PIB de 4,1% em 2024, a classe média está a aumentar, assim como a procura por produtos premium. Os setores do turismo, tecnologias de informação e comunicação (TIC), agroalimentar e materiais de construção apresentam um grande potencial para a internacionalização.

Leia também  Visita de Montenegro à China reforça parceria estratégica luso-chinesa

Por outro lado, a Sérvia, que serve como uma ponte entre a Europa e a UEE, possui uma economia estável e uma dinâmica exportadora robusta, mesmo em tempos de adversidade global. O Acordo de Comércio Livre com a UEE, que abrange um mercado de mais de 190 milhões de consumidores, e a integração regional com os Balcãs Ocidentais, que conta com mais de 18 milhões de habitantes, fazem da Sérvia um mercado promissor. As áreas de interesse incluem tecnologia agrícola, energias renováveis e indústria alimentar.

A comitiva nacional é composta por empresas como Binomio, Produtos Alimentares, Magnolinspiração (perfumes), Ovargado (alimentos para animais) e Sociedade Agrícola Bias Quintas (vinhos e licores). Em 2024, o projeto Business On the Way já promoveu a participação de 180 empresas em 27 ações, que vão desde feiras internacionais a missões empresariais em 20 mercados distintos, incluindo países como os Emirados Árabes Unidos, Brasil, Singapura, Alemanha, Canadá e EUA, bem como em mercados menos tradicionais como Geórgia, Arménia, Azerbaijão, Letónia, Estónia, Austrália e Nova Zelândia.

Leia também: Oportunidades de negócio nos Balcãs para empresas portuguesas.

Leia também: Apoio E-Lar com site indisponível no dia de lançamento

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top