Irão ataca Kuwait e Bahrein em resposta a agressões dos EUA

A Guarda Revolucionária do Irão anunciou hoje que é responsável por uma série de ataques aéreos direcionados ao Kuwait e ao Bahrein, como retaliação às recentes agressões dos Estados Unidos em território iraniano. Este ataque foi descrito como uma resposta “implacável” a qualquer futura agressão.

Segundo um comunicado oficial, a Guarda Revolucionária “destruiu oito importantes instalações militares norte-americanas” localizadas na Base Aérea de Ali al-Salem, no Kuwait, e na Base Naval da Quinta Frota, em Port Salman, no Bahrein. Os ataques ocorreram entre as 02:00 e as 03:00 (hora local), numa ação que a Guarda classificou como uma “resposta decisiva” às ações dos EUA.

O exército do Kuwait confirmou que o país estava sob ataque de “mísseis e drones hostis”, enquanto no Bahrein foram ativadas sirenes de alerta aéreo. O comunicado do exército kuwaitiano indicou que as suas defesas aéreas estavam a repelir os ataques. No Bahrein, o Ministério do Interior pediu aos cidadãos que “mantivessem a calma e se dirigissem para o local seguro mais próximo”.

Os Estados Unidos, por sua vez, realizaram ataques aéreos contra “vários alvos” no Irão, no sábado, em resposta a um ataque a um navio no estreito de Ormuz. O Comando Central do Exército dos EUA informou que as forças norte-americanas atacaram “infraestruturas de vigilância militar iranianas, sistemas de comunicação, instalações de defesa aérea e meios de colocação de minas”.

Relatos da imprensa iraniana mencionaram explosões em várias regiões do sul do país, incluindo Sirik e Qeshm. A emissora estatal IRIB informou que projéteis atingiram uma torre de comunicações na cidade de Taherui, além de impactos em Masan, uma ilha próxima ao estratégico porto de Bandar Abbas.

Leia também  UE apresenta plano de apoio a países afetados por fenómenos atmosféricos

Estes eventos seguem-se a um ataque do Irão a um petroleiro de bandeira panamiana, o Kiku, que transportava mais de dois milhões de barris de petróleo. O Presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que o Irão “deixará de existir” se os EUA decidirem retomar a guerra contra o país, acusando Teerão de violar o cessar-fogo.

O Governo do Bahrein também confirmou ter sido alvo de “vários drones iranianos”, o que representa uma violação do memorando de entendimento entre o Irão e os Estados Unidos, apesar de Teerão ter afirmado que o alvo eram “bases norte-americanas”.

Leia também: A crescente tensão no Médio Oriente e as suas implicações económicas.

retaliação Irão retaliação Irão retaliação Irão retaliação Irão retaliação Irão Nota: análise relacionada com retaliação Irão.

Leia também: Sirenes de alerta aéreo soam novamente no Bahrein

Fonte: Sapo

Simular quanto pode poupar nos seus seguros!

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top