Paralisação do governo dos EUA gera incerteza nos mercados

Os mercados financeiros enfrentam uma crescente incerteza devido à possibilidade de uma paralisação do governo dos Estados Unidos, que pode ocorrer já esta quarta-feira. Este impasse surge de um desacordo entre os partidos Republicano e Democrata sobre o orçamento federal, que inclui 1.700 milhões de dólares em gastos essenciais para o funcionamento da administração pública norte-americana.

Na terça-feira, o presidente dos EUA, Joe Biden, reuniu-se com os líderes do Congresso na tentativa de evitar esta paralisação, que poderia interromper o financiamento de vários serviços federais. A situação é preocupante, não apenas pela suspensão de serviços, mas também pela possível adiamento da divulgação de dados económicos importantes, como o relatório de emprego previsto para sexta-feira.

Donald Trump, ex-presidente dos EUA, já alertou para a possibilidade de despedimentos de funcionários públicos caso a paralisação do governo se concretize. “Cresce a probabilidade de uma paralisação do governo dos Estados Unidos no início de outubro, à medida que Democratas e Republicanos continuam sem alcançar um acordo bipartidário para desbloquear os fundos federais necessários ao funcionamento dos serviços públicos na maior economia do mundo. Tal cenário introduziria uma camada adicional de incerteza, levando os investidores a reforçar a exposição a ativos de refúgio — e criando espaço para novas valorizações no preço do ouro”, afirmou Ricardo Evangelista, CEO da ActivTrades Europe.

Os investidores já estão a sentir o impacto desta incerteza. Na terça-feira, a bolsa de Nova Iorque abriu sem uma direção clara, com o índice Dow Jones a registar um ligeiro avanço, enquanto na Europa o PSI fechou em queda, pressionado por ações da Galp e da Teixeira Duarte. O resto das bolsas europeias, no entanto, apresentou um desempenho positivo.

Leia também  PSI valoriza em agosto e destaca-se face ao ano anterior

Além da paralisação do governo, os investidores também estão atentos a uma nova proposta de paz apresentada por Trump para o conflito em Gaza. O plano, que já foi aceite por Israel, propõe um cessar-fogo imediato e a criação de um governo interino em Gaza sob supervisão internacional. Apesar de incluir promessas de ajuda humanitária, a questão da autodeterminação palestiniana permanece sem resposta. A reação inicial a esta proposta foi um alívio moderado nos ativos de refúgio, com o preço do ouro a recuar ligeiramente após atingir máximos históricos.

A possibilidade de uma paralisação do governo dos EUA continua a ser uma preocupação central para os mercados, refletindo-se nas decisões dos investidores. Hoje, também se esperam dados sobre o emprego e desemprego em Portugal, bem como informações sobre o mercado de crédito à habitação, num dia que será marcado por uma reunião informal dos chefes de Estado da União Europeia.

Leia também: O impacto da política económica nos mercados financeiros.

Leia também: S&P 500 regista melhor setembro desde 2010

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top