As tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos farmacêuticos e camiões pesados entraram em vigor hoje, com um impacto significativo no comércio internacional. Estas novas tarifas, anunciadas pelo Presidente Donald Trump na semana passada, incluem uma taxa de 100% sobre medicamentos “de marca ou patenteados” fabricados fora do país e uma taxa de 25% sobre camiões pesados.
A partir da meia-noite, os medicamentos importados enfrentam um aumento drástico nos custos, o que poderá afetar tanto os consumidores como as empresas farmacêuticas. Trump sublinhou que as tarifas visam combater a “concorrência externa desleal” que os fabricantes norte-americanos enfrentam. Contudo, é importante notar que os medicamentos genéricos e as empresas que já possuem projetos de construção em curso nos Estados Unidos estão isentos destas novas tarifas.
Grandes empresas farmacêuticas, como a Eli Lilly e a Pfizer, já anunciaram investimentos significativos na expansão e construção de fábricas nos Estados Unidos. Estas iniciativas visam mitigar o impacto das tarifas e garantir a competitividade no mercado. A Casa Branca também confirmou que irá respeitar acordos comerciais existentes com a União Europeia e o Japão, que limitam as tarifas a 15% para algumas empresas, como a AstraZeneca e a GSK.
No que diz respeito aos camiões pesados, a nova tarifa não deverá afetar os veículos provenientes do México e do Canadá, graças ao acordo de comércio livre que permite a isenção desde que uma parte significativa das peças seja fabricada na América do Norte. Contudo, as tarifas terão um impacto considerável sobre as importações provenientes da China, Vietname e Tailândia, que, juntas, representam mais de 70% das importações de camiões pesados para os Estados Unidos.
Estas novas tarifas levantam questões sobre o futuro do comércio internacional e a dinâmica entre os Estados Unidos e os seus parceiros comerciais. À medida que o cenário económico evolui, será crucial acompanhar como estas medidas influenciam o mercado e as relações comerciais. Leia também: O impacto das tarifas no comércio global.
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Fonte: Sapo