Centro de Arbitragem de São Tomé realiza Conferência Internacional

O Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços de São Tomé e Príncipe (CA-CCIAS) está a promover a I Conferência Internacional de Arbitragem e Economia, que decorre esta quinta e sexta-feira no Hotel Pestana, em São Tomé. Com o tema “Arbitragem e Desenvolvimento Económico: Caminhos para um Ambiente de Negócios Sustentável”, o evento reúne um leque diversificado de oradores, incluindo juristas, árbitros, empresários e governantes, tanto nacionais como internacionais.

A abertura da conferência será feita pela ministra da Justiça, Assuntos Parlamentares e Direitos da Mulher, Vera Cravid, e por Edinha Soares Lima, diretora executiva do CA-CCIAS. Edinha sublinha a importância de discutir a arbitragem como uma alternativa eficaz para a resolução de conflitos, especialmente para o setor privado e investidores estrangeiros. “Um dos mecanismos que pode impulsionar o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe é a estabilidade e as garantias jurisdicionais”, afirma.

O primeiro painel do evento abordará os desafios e oportunidades da arbitragem em São Tomé e Príncipe. Edinha Soares Lima destaca que a arbitragem é um “mecanismo diferente de resolver litígios, mais rápido, especializado, confidencial e com as mesmas garantias de um tribunal judicial”. Este painel contará com a participação de figuras proeminentes, como Nadgeida Castro, juíza e membro do Conselho Superior da Magistratura Judicial, e Joana Galvão Teles, sócia da Morais Leitão e professora na NOVA School of Law.

Outros especialistas, como Pacôme Ziegler, advogado francês com experiência em arbitragem em países de língua portuguesa, e Afonso Varela, também estarão presentes para discutir o estado da arbitragem em África e no mundo. O último painel do dia, intitulado “O Estatuto do Árbitro”, reunirá Adelino Amado Pereira, árbitro e consultor jurídico internacional, e Elga Santiago, engenheira industrial com foco em Direitos da Propriedade Intelectual.

Leia também  Presidente da Fed de Chicago cauteloso sobre cortes nas taxas de juro

No segundo dia da conferência, que será aberto pelo ministro de Estado, Economia e Finanças, Gareth Guadalupe, o tema “São Tomé e Príncipe como Destino de Investimento” será debatido. Este painel contará com a presença de Wildney Veloso, DGA do Afriland First Bank STP, e Lidis da Mata, analista de dados moçambicana.

O CA-CCIAS, que abriu oficialmente no passado dia 2 de outubro, é o primeiro centro de arbitragem em São Tomé e conta atualmente com 25 árbitros nacionais. Edinha Soares Lima menciona que a criação deste centro era uma expectativa significativa tanto para as entidades governamentais como para os empresários e investidores internacionais.

Leia também: O impacto da arbitragem no ambiente de negócios em África.

Leia também: Ferrari reduz planos para supercarros elétricos até 2030

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top