Aumento de passageiros nos aeroportos portugueses até setembro

Os aeroportos portugueses registaram um aumento significativo no número de passageiros até setembro, com um crescimento homólogo de 4,7%, totalizando quase 56 milhões de viajantes. Este aumento reflete uma recuperação contínua do setor, com os aeroportos de Faro, Porto e Madeira a destacarem-se com os maiores crescimentos, segundo dados divulgados pela Vinci, que é a empresa responsável pela gestão da ANA.

De acordo com o comunicado da Vinci, entre janeiro e setembro deste ano, o aeroporto de Lisboa recebeu 27,4 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 2,8% em relação ao ano anterior. O Porto registou 12,9 milhões de passageiros, com um crescimento de 5,8%, enquanto Faro e Madeira tiveram aumentos de 6,1% e 13%, respetivamente, com 8,4 milhões e 4,3 milhões de passageiros. Nos Açores, o número de passageiros também cresceu, atingindo 2,7 milhões, um aumento de 3,1%.

Focando apenas no terceiro trimestre, que abrange os meses de verão, o aumento foi de 4,6%, com 22 milhões de passageiros a passar por todas as infraestruturas. A Madeira destacou-se neste período, apresentando um crescimento impressionante de 16% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, o número de voos comerciais também cresceu, com um aumento de 3,7% nos primeiros nove meses do ano.

A Vinci sublinha que a época de verão foi marcada por um sólido crescimento do tráfego, especialmente em Lisboa, Porto, Faro e Funchal, onde a média de crescimento foi de 7%. As ligações europeias, especialmente para a Alemanha e Itália, servidas por companhias aéreas de baixo custo, juntamente com o tráfego de longo curso para os Estados Unidos e Brasil, foram os principais motores deste aumento. Os aeroportos do Porto e de Faro continuam a atrair um número significativo de passageiros provenientes do Reino Unido e da Alemanha.

Leia também  Uphold planeia contratar 250 pessoas, maior parte em Portugal

A Vinci Airports, que opera em mais de 70 aeroportos em todo o mundo, registou um crescimento global no terceiro trimestre, com 94 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 4,2% em relação ao ano anterior, ou seja, 3,8 milhões de viajantes adicionais.

Leia também: O impacto do turismo na economia portuguesa.

passageiros aeroportos passageiros aeroportos passageiros aeroportos passageiros aeroportos passageiros aeroportos Nota: análise relacionada com passageiros aeroportos.

Leia também: França deve agir para cumprir compromissos orçamentais, alerta Bruxelas

Fonte: ECO

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top