Os Estados Unidos e a Suíça estão a trabalhar num acordo que poderá levar à redução das tarifas de 39% impostas pelo governo norte-americano ao país europeu em agosto. Segundo a CNBC, a taxa poderá ser diminuída para 15%, o que representaria um alívio significativo para as relações comerciais entre os dois países.
Na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou que ainda não estabeleceu um valor específico para a redução das tarifas, mas confirmou que está a desenvolver uma solução para apoiar a Suíça. Trump destacou que os EUA “atingiram com muita força” a Suíça, mas expressou o desejo de que o país europeu continue a prosperar, elogiando-o como “um aliado muito bom”.
Um porta-voz do ministério da Economia suíço, em declarações à CNBC, optou por não comentar as negociações em curso, mas confirmou que o ministro da Economia, Guy Parmelin, está em contacto regular com as autoridades norte-americanas, incluindo a Representante do Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer.
Na semana passada, representantes dos EUA e da Suíça reuniram-se para discutir o acordo comercial. Jamieson Greer revelou, em entrevista à Fox Business Network, que um potencial acordo com a Suíça poderia impulsionar a indústria transformadora nos Estados Unidos. O responsável norte-americano também mencionou que as empresas suíças demonstraram um forte interesse em investir em setores como o farmacêutico, aeronáutico e na fundição de ouro.
Greer confirmou que as conversações com a Suíça estão a avançar e que se reuniu com uma delegação de empresas suíças, incluindo nomes como MSC, Rolex, Partners Group, Mercuria, Richemont e MKS. Este envolvimento das empresas suíças pode ser um indicativo do potencial impacto positivo que a redução de tarifas terá nas economias de ambos os países.
A redução de tarifas é um tema central nas relações comerciais internacionais, e a possibilidade de um acordo entre os Estados Unidos e a Suíça pode abrir novas oportunidades para o comércio bilateral. Leia também: “Impacto das tarifas nas relações comerciais globais”.
redução de tarifas redução de tarifas redução de tarifas Nota: análise relacionada com redução de tarifas.
Leia também: Warren Buffett despede-se da Berkshire Hathaway e deixa legado
Fonte: Sapo





