Governo garante solução rápida para a VCI do Porto

O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, afirmou que “está tudo garantido” para que se avance rapidamente com uma solução para a Via de Cintura Interna (VCI) do Porto. Durante a abertura da XIII Semana da Reabilitação Urbana, que decorreu na Casa da Arquitetura em Matosinhos, o governante não se pronunciou sobre a possibilidade de as melhorias na VCI serem adiadas para 2027, em vez de 2026.

“Estamos a trabalhar no processo e tudo está garantido para que possamos avançar o mais depressa possível. Falarei com os autarcas e, a seu tempo, daremos mais informações”, declarou Pinto Luz, sublinhando a importância do diálogo com os autarcas da região. O ministro referiu que a reunião com o Presidente da Câmara do Porto seria um dos passos para discutir a situação da VCI.

Recentemente, o Jornal de Notícias noticiou que a isenção de portagens para veículos pesados na Circular Regional Exterior do Porto (CREP), uma medida destinada a desviar o tráfego da VCI, poderá não entrar em vigor em 2026, mas apenas em 2027. O novo presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, confirmou que a implementação da medida está prevista apenas para janeiro de 2027.

Duarte explicou que a decisão sobre a isenção de portagens ficou dependente de uma posição dos autarcas da área metropolitana, que, por estarem em fim de mandato, optaram por não tomar uma decisão imediata. “O Orçamento do Estado já foi aprovado e não temos condições, até tecnológicas, para resolver o problema até 1 de janeiro de 2026”, afirmou o autarca, comprometendo-se, no entanto, a encontrar uma solução o mais rapidamente possível.

O presidente da Câmara do Porto também mencionou que, “o mais tardar, será a 1 de janeiro do ano seguinte”, mas que tentará antecipar a implementação da medida. A CREP deverá ser “tendencialmente gratuita” para veículos pesados, como forma de aliviar o tráfego na VCI, conforme afirmado pelo ministro e pelo ex-presidente da Câmara, Rui Moreira, em abril.

Leia também  Investimento em infraestruturas ferroviárias é urgente

Miguel Pinto Luz reiterou que o Governo está a trabalhar para que, nos próximos meses, haja uma redução significativa das tarifas de portagens na CREP, com o objetivo de mudar o tráfego da VCI para esta nova via. O ministro manifestou a esperança de que esta redução possa entrar em vigor em janeiro de 2026.

Leia também: O impacto das novas medidas de trânsito na VCI do Porto.

solução VCI solução VCI solução VCI solução VCI solução VCI Nota: análise relacionada com solução VCI.

Leia também: Inteligência Artificial pode reduzir empresas a cinco, alerta CEO

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top