Banco Montepio deve aumentar dividendos à Mutualista Montepio

O presidente da Associação Mutualista Montepio Geral, Virgílio Lima, revelou que a situação financeira do grupo tem vindo a melhorar e que a expectativa é de que o Banco Montepio aumente os dividendos pagos à mutualista nos próximos anos. Em entrevista à Lusa, Lima, que se recandidata à presidência da associação em dezembro, destacou que todas as empresas do grupo têm gerado lucros e contribuído para a capitalização da mutualista.

Desde a última eleição, há quatro anos, o grupo Montepio passou por um processo de simplificação, que incluiu a venda de empresas não essenciais e a fusão de outras. Esta reestruturação permitiu não apenas a melhoria dos resultados, mas também um fortalecimento da posição financeira do grupo. “Temos todas as empresas a dar resultados e bem capitalizadas”, afirmou Virgílio Lima.

Relativamente ao Banco Montepio, o presidente da mutualista acredita que o banco ainda pode remunerar melhor a sua proprietária. Desde 2012, a mutualista não recebia dividendos, mas nos últimos dois anos começou a ver um retorno, com 6 milhões de euros pagos em 2024. “Na medida em que o banco também tem um melhor desempenho, é natural que os dividendos vão subindo”, acrescentou Lima, expressando a expectativa de que o volume de dividendos aumente de forma contínua.

Em 2024, o Banco Montepio registou lucros de 109,9 milhões de euros, e a mutualista alcançou um lucro de 210 milhões de euros, um aumento significativo de 87,5% em relação a 2023. O crescimento dos ativos por impostos diferidos, que atingiram 944 milhões de euros, também contribuiu para a melhoria das contas da mutualista, embora tenha gerado alguma polémica política.

Os ativos por impostos diferidos surgem da não dedução fiscal das provisões técnicas para encargos com modalidades associativas, que só podem ser deduzidos quando efetivamente utilizados. Lima admitiu que a mutualista poderá ponderar um regresso ao regime de isenção de IRC, considerando que existem entidades que beneficiam dessa isenção no setor social.

Leia também  Sappi suspende dividendos e acionistas reagem com alívio

Além disso, o presidente da mutualista comentou sobre a revisão do código mutualista, afirmando que a associação já enviou o seu parecer. A mutualista está satisfeita com a supervisão da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), mas considera que o modelo de solvência deve ser adaptado para refletir as especificidades das associações mutualistas de grande dimensão.

Leia também: A evolução financeira do Banco Montepio e suas implicações.

dividendos Banco Montepio dividendos Banco Montepio dividendos Banco Montepio dividendos Banco Montepio dividendos Banco Montepio Nota: análise relacionada com dividendos Banco Montepio.

Leia também: Virgílio Lima prevê aumento de dividendos do Banco Montepio

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top