Microsoft, Nvidia e Anthropic unem-se em parceria de 40 mil milhões

A Microsoft, a Nvidia e a Anthropic anunciaram uma nova parceria tecnológica que poderá transformar o panorama da inteligência artificial. Este acordo, que envolve um investimento total de até 40 mil milhões de dólares, visa expandir o modelo de inteligência artificial Claude da Anthropic na plataforma Microsoft Azure, utilizando a tecnologia da Nvidia.

A Anthropic compromete-se a adquirir 30 mil milhões de dólares (cerca de 25,9 mil milhões de euros) em capacidade computacional no Azure, além de garantir uma capacidade adicional de até um gigawatt. Por sua vez, a Nvidia e a Microsoft irão investir, respetivamente, até 10 mil milhões de dólares (8,6 mil milhões de euros) e até cinco mil milhões de dólares (4,3 mil milhões de euros) na Anthropic.

De acordo com as empresas, esta é a primeira vez que a Nvidia e a Anthropic estabelecem uma parceria tecnológica robusta, com o intuito de apoiar o crescimento futuro da Anthropic. Ambas as partes irão colaborar no design e na engenharia, com o objetivo de otimizar os modelos da Anthropic para alcançar o melhor desempenho e eficiência, além de reduzir o custo total de propriedade (TCO). O compromisso computacional da Anthropic será inicialmente de até um gigawatt, utilizando os sistemas Nvidia Grace Blackwell e Vera Rubin.

Além disso, a Microsoft e a Anthropic estão a expandir a parceria já existente para proporcionar um acesso mais amplo ao modelo Claude para empresas. Os clientes do Microsoft Foundry poderão aceder a modelos avançados do Claude, incluindo o Claude Sonnet 4.5, Claude Opus 4.1 e Claude Haiku 4.5. Esta colaboração fará do Claude um dos poucos modelos de ponta disponíveis nos três principais serviços de cloud do mundo, oferecendo aos clientes do Azure mais opções e funcionalidades específicas.

Leia também  Itália alerta flotilha a caminho de Gaza sobre riscos elevados

A Microsoft também se comprometeu a garantir o acesso ao Claude em toda a sua gama de produtos, incluindo o GitHub Copilot, Microsoft 365 Copilot e Copilot Studio. Esta parceria tecnológica não só promete revolucionar a forma como as empresas utilizam a inteligência artificial, mas também reforça a posição da Microsoft e da Nvidia como líderes neste setor em rápida evolução.

Leia também: O impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho.

parceria tecnológica parceria tecnológica Nota: análise relacionada com parceria tecnológica.

Leia também: Comissão Europeia oferece proteção à Bélgica em caso de ativos russos

Fonte: Sapo

Não percas as principais notícias e dicas de Poupança

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top