A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) organizou um debate com os candidatos à Presidência da República, incluindo Luís Marques Mendes, Gouveia e Melo, João Cotrim de Figueiredo, António José Seguro e André Ventura. O objetivo é que os candidatos apresentem as suas propostas e ouçam as preocupações dos empresários de diversos setores representados pela CIP.
A CIP destaca que a “crescente polarização política do país” e o “risco de um novo fim prematuro da legislatura” tornam a escolha do próximo chefe de Estado ainda mais crucial. Neste contexto, a função do Presidente da República assume uma “importância acrescida”, especialmente face à fragmentação parlamentar atual.
Para abordar estas questões, a CIP lançou a iniciativa “Uma Presidência estratégica para o Portugal XXI”. Esta iniciativa convida os candidatos presidenciais a partilhar as suas ideias para o país, promovendo um debate que permita confrontar essas propostas com as visões dos empresários. O objetivo é contribuir para a definição de uma “estratégia nacional de desenvolvimento”.
Armindo Monteiro, presidente da CIP, sublinhou a relevância do papel do Presidente da República na moderação da dinâmica política. “O poder político e a magistratura de influência do Presidente ganham, no atual contexto nacional e internacional, uma relevância acrescida”, afirmou.
A CIP pretende que o ciclo “Uma Presidência estratégica para o Portugal XXI” aproxime os candidatos dos empresários e fomente um debate aberto sobre o futuro económico e político do país. Entre 24 de novembro e 15 de dezembro, os candidatos terão a oportunidade de debater com empresários das associações que integram a CIP. As datas confirmadas incluem Gouveia e Melo a 25 de novembro, Luís Marques Mendes a 27 de novembro, e António José Seguro a 15 de dezembro. As datas para João Cotrim de Figueiredo e André Ventura ainda estão a ser definidas.
Esta iniciativa é uma oportunidade única para os candidatos à Presidência apresentarem as suas visões e para os empresários expressarem as suas preocupações e expectativas. Leia também: O impacto da política económica nas empresas portuguesas.
candidatos à Presidência candidatos à Presidência candidatos à Presidência Nota: análise relacionada com candidatos à Presidência.
Leia também: Beira Baixa rejeita projeto da central solar fotovoltaica Sophia
Fonte: Sapo





